Pedro Alaim Martins Garcia Júnior (UFBA), Evelina de Carvalho Sá Hoisel
Este trabalho, inserido nos estudos comparatistas interdisciplinares, busca relacionar os procedimentos criativos verificados em galáxias (2004), de Haroldo de Campos, com recursos rítmicos e melódicos característicos de determinadas formas musicais (como a contrapontística). A partir da passagem de uma episteme centrada, em cuja estruturação se desenha um movimento de representação, para um campo epistemológico descentrado, cuja dinâmica se estimula por uma afirmação de presentificação, destaca-se como esse descentramento epistemológico reconfigurou toda a teoria da música, promovendo novas formas de organização das quais resultam a ênfase em determinados operadores organizacionais de sistemas móveis (sem centros fixos). Com base, pois, na visualização dos mecanismos musicais de funcionalidade de um pensamento hermenêutico descentrado, suplementar e exorbitante, e levando em consideração que, ao se relacionarem teoricamente música e literatura, tem-se privilegiado o plano semântico como possível interseção de estudos na área (plano no qual se analisam as transformações temáticas ou as afinidades e distanciamentos de significação de ideias), propõe-se que a matriz operacional das galáxias se dá por meio de um processo descentrado apoiado no significante e cuja célula compositiva – o oximoro multívoco – se engrena por meio da utilização de procedimentos musicais especialmente vinculados a organizações descentradas, tais como a repetição, a decoração, a aumentação, a inversão e o ostinato.