Keila Lopes Dinelli Nogueira (UFPA), Pollyanna Pinho dos Santos (UFPA)
Segundo o senso comum, no Brasil, o interesse pela leitura está aquém do esperado. A escola não consegue despertar o gosto das crianças e dos jovens para leitura, tampouco formar leitores competentes, que consigam não apenas decodificar um texto, mas também compreendam o que leem e, sejam capazes de pensar sobre o que leem, realizar uma escuta do texto podendo se construir como sujeito ativo de sua leitura. O ensino-aprendizagem de literatura nas escolas tem se mostrado pouco eficaz na formação de sujeitos críticos e leitores literários, devido a utilização, ainda, de metodologias arcaicas, em que períodos cronológicos e escolas literárias são mais importantes que o próprio texto. Junqueira e Giroto (2011), em artigo sobre Estratégias de Leitura de textos literários, sugerem caminhos para trabalhos com textos literários em sala de aula. A partir do proposto pelas autoras, pretendemos neste trabalho refletir sobre a oficina realizada em Dezembro de 2013 na Escola Estadual Benedito Chaves, pelo Projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, cujo tema era a imagem no texto literário.
Palavras-chave: Ensino da literatura., Estratégias de leitura., Novas metodologias.