A pergunta do título é uma provocação. Não quer resposta pronta, mas deseja instaurar um deslocamento do conceito de regional. Pensar o regional a partir de um território, de uma delimitação geográfica ou cultural sempre foi um problema, afinal as fronteiras que marcam as regiões, seu limites políticos, são borradas, não definidas, e sempre sofreram de um estado impermanência. Desde a geração de ficcionistas de 30, que pulverizaram a literatura brasileira de narrativas-denúncias de um Brasil fragmentado política e economicamente até a geração de 45, que suplanta o local em face de um apelo mais universal, sempre nos detivemos na tentativa de situar uma literatura regional por contraste a uma literatura nacional, com todos os problemas que as palavras “regionalismo” e “nacionalismo” encerram. No século XXI, quando a globalização já reconfigura um novo mapa mundial e as novas tecnologias (sobretudo a rede mundial de computadores) derruba qualquer delimitação de fronteira, o tema do regionalismo retorna com um novo apelo: repensar se escrever sobre um local não seria uma tentativa de resistência cultural, um embate claro entre particularidades e cultura global, diálogo entre o próximo e o distante. Nesse sentido, os contos de Ronaldo Correia de Brito, sobretudo as obras O livro dos Homens e Faca tocam essas questões, ressignificam o que é o regional em tempos de hipermídia, provocando um atrito ruidoso entre a permanência e a novidade.