ENI SANTOS CARVALHO, VIVIANE ANDRADE OLIVEIRA, AGUINALDO JOSÉ GONÇALVES
O objetivo deste estudo é analisar semelhanças e dessemelhanças entre Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e René Magritte, tendo como amostras: poemas do livro A rosa do Povo, em especial A flor e a náusea, de Drummond; do livro Libertinagem, com ênfase sobre O cacto, de Bandeira; e algumas telas de Magritte, particularmente O terapeuta. A partir das referidas obras, pretende-se discutir as possibilidades de aproximação e distanciamento comuns ao processo artístico, “na tentativa de compreensão da natureza do poético e sua manifestação na arte”. (GONÇALVES, 1994). A relevância se configura pelo intuito de contribuir para o estudo comparativo entre artes. Pretende-se, portanto, verificar como os autores se aproximam e distanciam, quanto à sintaxe adotada nos procedimentos poéticos, bem como as recorrências estilísticas. Ou seja, través de análise Intersemiótica e utilizando-se de método comparativo, observa-se a homologia entre as obras literárias e a obra artística em estudo. Em macro visão, os encontros da obra artística desses renomados artistas se dão quanto ao uso de metalinguagem, que, utilizando-se de uma ilusão referencial, trabalham os signos artisticamente, em um contraste entre realidade e imagens metafóricas, em que tudo está em função do objeto de arte. Assim, os três artistas fazem uma notória reflexão quanto à teoria estética da arte contemporânea. Quanto aos desencontros, percebem-se marcas estilísticas próprias de cada um dos artistas citados.
Palavras-chave: PROCEDIMENTO ARTÍSTICO, POESIA, ARTES PLÁSTICAS, ARTE