CECÍLIA MENEZES GONÇALVES LIMA, MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES LIMA
A pesquisa apresenta uma comparação entre a performatividade da dança e o texto poético na medida em que essas linguagens, por sua vez, englobam o ser e, simultaneamente, transforma-se em imagens que se movimentam por meio de manifestações que vão e vêm do lúdico, do imaginário, do lírico e poético em percursos concêntricos expressando a complexidade anímica do ser em seu devir. O vai e vem da palavra que liberta a expressão corporal do bailarino, conecta-se à ânsia do espectador, levando-o à catarse internamente processada, mas que, todavia o revela como novo ser. A linguagem da dança e da poesia apresenta elementos que podem ser comparados, tais como: o ritmo, elementos formais, ponto, ação, ideias, metáforas, linhas, planos, texturas, cores, estruturas sintáticas; efeitos de movimento, direção visual, profundidade espacial, representação em perspectiva, entre outros. Esses elementos que se acham presentes na linguagem da dança e do texto poético serão observados sob a luz dos conceitos e métodos da poética do imaginário e da teorias sobre performance numa abordagem comparativa.