CLAUDIOMAR PEDRO DA SILVA, AGNALDO RODRIGUES DA SILVA
Ao avaliar a amplitude do fenômeno artístico, assim como a grandeza da existência humana descritos pela ciência o nosso objetivo é investigar e identificar os elementos que constituem a construção das personagens psicológicas e o que elas revelam de si, o que fazem e o que dizem ao seu respeito, nas peças teatrais da literatura dramática brasileira do dramaturgo Nelson Rodrigues: A mulher sem pecado (1941); Vestido de noiva (1943) e Viúva, porém honesta (1957). Essas peças ganham destaque nos estudos literários e culturais no Brasil, uma vez que essas produções abarcam o universo das construções psicológicas em diálogo com o ser humano, seus conflitos e sua postura social. Nas peças, as personagens experimentam o processo de mudança de si em relação ao que as rodeiam, pois têm vários traços de personalidade em comum na busca da plenitude, intermediada pelos desejos para completar os traços de suas identidades e abastecer a sensação de incompletude.
Palavras-chave: Teatro Moderno. Nelson Rodrigues. Incompletude