O estudante surdo tem grande dificuldade de participar efetivamente do processo de ensino e aprendizagem de literatura porque os objetos de ensino, muitas das vezes, não são ensinados em língua de sinais, e os professores não são proficientes para ensiná-los. Estes não têm, às vezes, proficiência desta língua no momento da interação didática, dificultando ainda mais a aprendizagem deste estudante. Ratifica-se que o problema não está unicamente no professor e muito menos nos alunos, tem-se também problemas no ensino de segunda língua. Nestes termos, formulou-se que a problemática, e, consequentemente a pergunta que está no escopo é: o modo de trabalho, a escolha dos objetos e as estratégias metodológicas com instrumentos de ensino desta disciplina estão adequados ao ensino desses alunos? Por isso, objetiva-se identificar como os professores articulam os saberes dos alunos surdos de suas experiências visuais e de letramento literário à aprendizagem de literatura em sala de aula, além de apresentar uma discussão e socialização deste corpus de acordo com as contribuições teóricas de Strobel (2008) sobre os artefatos culturais, as de Cosson (2006, 2014) que propõe uma sequência básica de letramento literário por etapas relacionadas ao processo de leitura evidenciando autor, leitor, texto e contexto, e as de Thiollent (2008) sobre a pesquisa-ação como o tipo de investigação que consiste em orientações importantes aos pesquisadores, para o acompanhamento e o desenvolvimento do projeto de “Literatura, leitura e produção de textos” com alunos surdos do ensino fundamental e médio”, no Curso Pré-Vestibular da Escola Especializada Prof.º Astério de Campos. A análise foi realizada `a luz das categorias ‘os artefatos culturais’: experiência visual, linguística, familiar e literatura surda; e, ‘a sequencia básica’: motivação, introdução, leitura e interpretação no processo de letramento literário. Assim, conforme as análises realizadas do corpus, constatou-se que posicionamentos do professor na escolha dos objetos, na estratégia com instrumentos didáticos favorável ao ensino, proporciona aos alunos surdos apreensão do conteúdo ministrado e compreensão da leitura, constituindo os como leitores participativos e atuantes.
Palavras-chave: Letramento literário. Artefatos culturais. Estratégias de ensino para surdos.