Nesta pesquisa de Iniciação Científica, procuramos obter elementos e fontes – por meio da identificação, organização e análise do Acervo do Estágio de Formação do Educador em Serviço - EFES (1984-1996) – que possibilitassem a compreensão das práticas de leitura literária nos primeiros anos da escolaridade e a presença (ou ausência) da literatura infantil na escola pública paulista e paulistana, nas décadas de 1980 e 1990. Para tanto, utilizamos uma bibliografia capaz de amparar o trabalho do ponto de vista do Arquivo (BACELLAR, 2008), da História (CHERVEL, 1990; GINZBURG, 1999; JULIA, 2001; LACOUTURE, 2003) e das práticas escolares e do ensino de Língua Portuguesa (BRANDÃO e MICHELETTI, 1997; GERALDI, 1997; MARCUSCHI, 1996; LANGLADE, ROUXEL, REZENDE, 2013). Ao longo do processo, foi possível obter os seguintes resultados: (1) identificar e organizar todo o Acervo EFES; (2) recuperar uma parcela da produção bibliográfica da Equipe durante os anos de existência do projeto; (3) iniciar e finalizar o processo de triagem de documentos que tratam das práticas de leitura e literatura infantil nos anos iniciais do Primeiro Grau; (4) iniciar a leitura dos diários de campo produzidos no projeto de pesquisa A circulação do texto na escola; (5) iniciar a análise dessa documentação; e (6) iniciar o processo de recuperação da memória do EFES.
Palavras-chave: Práticas de leitura. Literatura infantil. Ensino de literatura.