Uma análise da personagem Ofélia na fotografia de Gregory Crewdson.

PÔSTER - XIX ENCONTRO ABRALIC

Mariana Elisa da Silva Terra

ORIENTAÇÃO: Profa. Dra. Deborah Castro

RESUMOS: O objetivo desta pesquisa, que ainda está em seu estágio inicial, é fazer uma análise entre o trecho da morte da personagem Ofélia, retirado da tragédia Hamlet (1601), de William Shakespeare, e sua reprodução imagética na fotografia de Gregory Crewdson, de 2001. Embora ambos tratem da morte de Ofélia, podemos perceber na fotografia de Crewdson um ambiente doméstico e fechado com a água inundando a casa, diferentemente da descrição em Hamlet, de William Shakespeare, que apresenta em sua ambientação elementos naturais, algo que rege a descrição. A partir das noções do espaço doméstico e familiar, como apontadas por Jorge M. C. Miguel, em Casa e lar (2002), e sobre a simbologia da água no espaço literário no livro de Bachelard, G. A Água e os Sonhos, iremos propor que seja feita uma análise da personagem focando no espaço representado e na água. A fotografia de Crewdson aponta para um novo diálogo sobre o perfil desta Ofélia: mais contemporânea e menos romântica, contribuindo para uma nova percepção da personagem no meio onde está inserida.

PALAVRAS-CHAVE: Ofélia; fotografia; água; ambiente doméstico.

REFERÊNCIAS: Miguel, Jorge Marão Carnielo. Casa e lar: a essência da arquitetura. Arquitextos, São Paulo, ano 03, n. 029.11, Vitruvius, out. 2002 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/03.029/746>. Bachelard, G. A Água e os Sonhos (L'eau et les rêves). Trad.: Antônio de Pádua Danesi. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2018. Crewdson, Gregroy. Untitled (Ophelia). 2001