Um Estudo do Método Recepcional em Encontros de Leitura em Voz Alta da Obra "Lisístrata"

PÔSTER - XIX ENCONTRO ABRALIC

Manoela Müller dos Reis

ORIENTAÇÃO: Prof. Dr. Adauto Locatelli Taufer

RESUMOS: O presente trabalho está inserido no projeto de pesquisa Mediação e recepção em cursos de escrita e leitura literária e possíveis efeitos desses cursos na saúde mental de estudantes do ensino médio, pós-isolamento, na pandemia, que tem como principal objetivo o incentivo à prática de leitura e de escrita literárias. Os objetivos específicos desse trabalho se baseiam na ideia de incentivo à leitura dentro de sala de aula, sendo eles: a análise da recepção de uma obra literária pelos estudantes, o estímulo à atividade de leitura como algo prazeroso, a mediação de discussões em sala de aula e a criação de um local de leitura acolhedor e instigante para os discentes. Para que esses objetivos fossem desenvolvidos, alcançados e realizados, foram organizados encontros semanais de leitura em voz alta com duas turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública federal de Porto Alegre. A obra escolhida pelos estudantes para leitura foi Lisístrata, de Aristófanes, uma das obras presentes na lista de leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS de 2025. Baseando-nos no método de observação participante (MINAYO, 2002), após a leitura em voz alta do texto, discussões com os estudantes eram mediadas pelo professor pesquisador e pela bolsista, estimulando-os a pensarem, a formularem suas ideias com base na sua experiência individual leitora e a escutarem seus colegas. À geração e à coleta de dados, foram utilizados diários de campo, foram propostas algumas atividades fomentadoras de discussões e de questionários (GIL, 2008), cujas respostas encontram-se em criterioso processo de análise . Os pressupostos teóricos que auxiliaram durante o desenvolvimento da pesquisa e que fundamentam a análise dos dados são, principalmente, Bondía (2002), Petit (2009), Mügge (2011), e Zilberman (2015).

PALAVRAS-CHAVE: Recepção de texto literário; mediação de leitura; incentivo à prática de leitura; leitura literária em voz alta.

REFERÊNCIAS: ARISTÓFANES. Lisístrata - a greve do sexo. L&PM, 1ª edição, 2003. BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Número 19. jan/abr, p. 20-28, 20 GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. MINAYO, M. C. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. MÜGGE, E. Ensino médio e educação literária: propostas de formação de leitor. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011. PETIT, M. Os jovens e a leitura. Editora 34, São Paulo, 2009. ZILBERMAN, R. Estética da recepção e história da literatura. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2015.