Maratona de Linguagens: metodologia aplicada ao ensino de literatura e língua portuguesa

PÔSTER - XIX ENCONTRO ABRALIC

Ana Carbonieri

ORIENTAÇÃO: Profa. Dra. Vanessa Maia (UFSJ)

RESUMOS: Durante o século XX, o ensino de literatura e língua portuguesa seguiu abordagens tradicionais, centradas na memorização de conteúdos e na análise textual formalista. Com a chegada do século XXI, há um cenário diferente em evolução, impulsionado pelo avanço das tecnologias digitais e pela crescente diversidade cultural no mundo contemporâneo. Essas mudanças influenciam o ensino de língua materna significativamente, implicando o surgimento de métodos mais dinâmicos e interativos, que colaborem na construção de uma compreensão mais profunda e crítica dos textos literários e linguísticos. É nesse sentido que a Maratona de Linguagens foi criada, a metodologia está ancorada na pedagogia dos multiletramentos (Rojo; Moura, 2012), que articula o ato de ler a diferentes modalidades de linguagem além da escrita, como a imagem (estática e em movimento), a fala, a música, os links, os games, etc. A abordagem também engloba ferramentas da gamificação (Werbach; Hunter, 2012), que abarca a utilização de elementos do mundo dos games, como a estratégia, por exemplo, fora do contexto original, a fim de motivar os sujeitos à ação, auxiliar na solução de problemas e promover aprendizagens (Kapp, 2012). Dessa forma, o presente trabalho é um relato de experiência, com base na aplicação dessa metodologia em sala de aula. O objetivo geral estava pautado tanto no trabalho com as habilidades socioemocionais quanto no ensino de literatura utilizando as mídias digitais e as estratégias de gamificação. Nessa mesma linha, os objetivos específicos estavam centrados no trabalho coletivo e na resolução de problemas em grupo. Assim, os alunos envolvidos na prática puderam estudar literatura e língua portuguesa de forma mais atrativa, além de conseguirem checar os conteúdos que ainda necessitavam de revisão.

PALAVRAS-CHAVE: ensino de literatura. multiletramentos. tecnologias. gamificação. inovação.

REFERÊNCIAS: KAPP, Karl. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. Pfeiffer, 2012. ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 264p. WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. For The Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Filadélfia, Pensilvânia: Wharton Digital Press, 2012.