A cinematografia como artifício para produção de textos dissertativos-argumentativos na escola

PÔSTER - XIX ENCONTRO ABRALIC

Jonatas do Carmo Freitas

ORIENTAÇÃO: Dra. Maria Gabriella Severo Fonseca.

RESUMOS: O “Projeto Cineclube Vitascope: o cinema como recurso à sensibilização de debates e à produção de textos-argumentativos por alunos do Ensino Médio”, do Programa de Desenvolvimento e de Inovação da Educação Básica - PRODEB/FAPEAM, realizado em uma escola estadual localizada na zona centro-sul da cidade de Manaus–AM, tendo por base a BNCC (2018), foi idealizado para explorar as possibilidades da cinematografia no contexto educacional, o qual se faz presente na realidade dos estudantes, mas que tem pouco ou nenhum espaço como ferramenta de ensino-aprendizagem nas escolas. Com isso, tem por objetivo, por meio de recursos audiovisuais, desenvolver o potencial de argumentação dos alunos em suas produções de textos dissertativos-argumentativos, ao gerar debates sobre variados temas de cunho social a partir do cinema, assim como acompanhar de perto a evolução das competências de escrita dos alunos, incentivando seu protagonismo e pensamento humano-subjetivo. A 7ª arte como recurso didático-metodológico fornece uma progressiva formação de pensamento crítico nos estudantes, ao utilizar-se da narrativa presente nas obras cinematográficas como elemento propulsor de debates críticos de caráter reflexivo. Em uma perspectiva sociointeracionista, esse projeto se mostra promissor ao possibilitar um lugar ativo aos alunos na sua própria formação, possibilitando que se tornem os principais geradores dos debates explorados em sala. Com o decorrer da participação dos alunos, observaram-se progressivas melhoras no aspecto da organização e da seleção de argumentos para um texto do gênero dissertativo-argumentativo, usando do cinema como fonte de repertório. Dessa forma, o projeto mostrou-se como uma excelente ferramenta para auxiliar na formação de alunos com pensamento crítico e protagonistas em seu processo educacional formativo.

PALAVRAS-CHAVE: Produção textual. Cinema no contexto educacional. Formação de pensamento crítico.

REFERÊNCIAS: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.