O sujeito fragmentado: uma leitura da canção "A Prosa Impúrpura do Caicó", de Chico César

PÔSTER - XIX ENCONTRO ABRALIC

Gabriela Régia de Oliveira Lima

ORIENTAÇÃO: Gabriela Ismerim Lacerda

RESUMOS: A poética do compositor paraibano Chico César é costurada com marcas próprias de um eu-lírico construído em meio a contradições, conflitos e reflexões, os quais transitam entre uma conjunção e uma disjunção em relação ao Outro. O presente trabalho apresenta uma proposta de análise da canção “A Prosa Impúrpura do Caicó”, integrante do seu álbum de estreia, “Aos Vivos”, lançado em 1995. A nossa análise atenta para a poética da qual o autor lança mão: o seu jogo linguístico e o apelo ao uso dos recursos de repetições sonoras e semânticas, os processos de formação de novas palavras e a engenhosidade presente na elaboração de metáforas, bem como o trânsito realizado pelas agudezas de conteúdo e de expressões que conduzem ao efeito labiríntico de sensibilidade e inteligibilidade dos sentidos. A partir dessa leitura será possível observar a fragmentação de um sujeito que, por efeito do deslocamento espacial a partir do fluxo entre o regional e o cosmopolita, encontra-se em desalinho em relação ao mundo, o que termina por lhe provocar uma atmosfera de conflito da identidade, pois, ao passo que pulsa em direção ao seu lugar de origem (quer) também (rejeita). Aqui, percebem-se os traços de uma força antitética, os quais desembocam no conceito de “entre-lugar”, reforçando a condição de estrangeiro desse sujeito. Dessa forma, o quadro imposto pelas oposições presentes nesta canção, e em outras composições, fornece-nos a régua e o compasso no caminho de discussões acerca do trabalho de Chico César, possibilitando-nos pensá-lo à luz das ideias emergentes sobre a estética barroca e/ou neobarroca. Para tanto, o aporte teórico que conduz este texto se dá a partir das contribuições de Sarduy (1988) e Calabrese (1999), no que tange ao conceito de neobarroco, e o seu caráter trans-histórico. Ademais, tomamos como método para a leitura proposta a investigação semântica do universo literomusical.

PALAVRAS-CHAVE: fragmentação. deslocamento. barroco. literomusical. Chico César

REFERÊNCIAS: CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Tradução de Carmen de Carvalho e Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1999. SARDUY, Severo; MORENO, César Fernandez. (Org.). El barroco y el neobarroco: en América Latina en su literatura. 4. ed. México: Siglo XXI, 1988.