A Metaficção Historiográfica de Ana Miranda: Uma leitura das narrativas biográficas-ficcionais Boca do Inferno, Dias & Dias e Clarice

PÔSTER - XIX ENCONTRO ABRALIC

Sueny Barbosa de Araújo Galvão

ORIENTAÇÃO: Mônica Maria Feitosa Braga Gentil

RESUMOS: Esta comunicação cujo título é A Metaficção Historiográfica de Ana Miranda: Uma leitura das narrativas biográficas-ficcionais Boca do Inferno, Dias & Dias e Clarice faz parte de um projeto mais amplo realizado no Grupo de Estudos em Literaturas de Língua Portuguesa – GELLP, da Universidade Estadual do Piauí, Campus professor Barros Araújo, que busca investigar as literaturas de Língua Portuguesa. Destina-se a trabalhar as narrativas biográficas-ficcionais Boca do Inferno, Dias & Dias e Clarice, de Ana Miranda sob o aspecto da metaficção historiográfica. Busca-se contribuir para o avanço dessa área de conhecimento, com a ampliação de seus estudos comparatistas da literatura brasileira contemporânea. Ao propor uma leitura de obras de Ana Miranda, percebe-se a relevância da abordagem teórica dos conceitos de ficção e metaficção e, nesse contexto, o de metaficção historiográfica. As reflexões em torno de tais conceitos tornam-se cruciais quando a análise literária volta-se para narrativas ficcionais que se apropriam da história para compor a estrutura ficcional. Ana Miranda, em um conjunto de narrativas, desenvolve tal condição estética, propondo recriações de tempos históricos e fabulações de vidas de personagens que possuem referentes históricos. Nas narrativas contemporâneas, nas quais se enquadram as obras de Miranda, tornou-se frequente a utilização da temática histórica, ou melhor, a releitura da história em um movimento de criação e atualização; também é característica crucial dessas narrativas a autorreflexão. A criação literária tem sido o foco da própria ficção, enquanto temática que explora e reflete o processo de escrita ficcional. Para a realização da pesquisa, apoiamo-nos em estudiosos como Hutcheon (1991), Esteves (1998) e Malard (1996).

PALAVRAS-CHAVE: Ana Miranda; metaficção historiográfica; narrativas biográficas-ficcionais.

REFERÊNCIAS: ESTEVES, Antônio R. “O novo romance histórico brasileiro”. In: ANTUNES, L. Z. (Org.). Estudos de literatura e linguística. Assis, SP: Arte & Ciência, 1998. p. 123-158. HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991. MALARD, L. Romance e história. Revista Brasileira de Literatura Comparada, 1996. p.143-150. MIRANDA, Ana. Clarice. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. MIRANDA, Ana. Dias & Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. MIRANDA, Ana. Boca do Inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.