Literatura de Resistência: Memória e cultura em identidades narrativas afro-amazônicas
MINICURSO
Ministrante: Marcos Paulo Torres Pereira (UNIFAP)
Carga horária: 3h/a
Datas: 01 de julho, das 9h às 12h
Resumo do minicurso: O minicurso Literatura de Resistência: Memória e cultura em identidades narrativas afro-amazônicas propõe uma imersão na interseção entre literatura, memória e cultura, enfocando especificamente as narrativas afro-amazônicas como veículos de resistência e afirmação identitária.
Através de uma abordagem decolonial, examinaremos como essas narrativas contestam e subvertem os paradigmas impostos pelo cânone dominante, oferecendo perspectivas outras sobre questões sociais, políticas, econômicas e históricas.
O curso se iniciará com uma análise crítica da perspectiva decolonial como um arcabouço teórico que questiona a hierarquia de conhecimento e valoriza a pluralidade de vozes silenciadas pela colonização. Em seguida, exploraremos os fundamentos da literatura de resistência, destacando seu papel na amplificação das vozes de grupos historicamente marginalizados, discutindo elementos estilísticos e temáticos que caracterizam essas narrativas, assim como seus impactos na desconstrução de estereótipos e na promoção da diversidade cultural.
Analisaremos obras literárias que se manifestam como expressões singulares de resistência e resiliência, à medida que retratam experiências e memórias ancestrais, bem como reflexões contemporâneas sobre identidade e pertencimento na região amazônica. Por meio de debates e análises críticas, os participantes serão instigados a refletir sobre as formas como essas narrativas contribuem para a descolonização de mentalidades e para a construção de novos horizontes de significado e representação cultural.
O minicurso convida os participantes a considerarem o potencial transformador da literatura de resistência no contexto educacional e social, incentivando práticas pedagógicas que valorizem a diversidade e promovam a inclusão de vozes marginalizadas nos espaços de produção e circulação do conhecimento.
Bibliografia:
BHABHA, H. O Local da Cultura. Tradução Eliana Reis; Myriam Ávila. Belo Horizonte: EDUFMG, 2013.
CANDAU, J. Memória e identidade. Tradução de Maria Leticia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2011.
LOUREIRO, J. J. P. Cultura Amazônica – uma poética do imaginário. Belém: CEJUP, 1995.
MEYER, Marlyse. Caminhos do imaginário no Brasil. São Paulo: Edusp, 1993.
PEREIRA, Maria Antonieta; REIS, Eliana Lourenço de L. (org.). Literatura e estudos culturais. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2000.
SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. 1ªEd. (2023). Editora: UBU.
SILVA, T. T. Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000
Minibiografia:
Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2022). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, memória, cultura nordestina e literatura de cordel. Líder do Núcleo de Pesquisas Pós-coloniais (NePC - UNIFAP). Coordenador do projeto de pesquisa e extensão Literaturas do Norte: Vozes e escritas da Amazônia.