A escrita literária entre nós

MINICURSO

Ministrante: Rildo José Cosson Mota (UTFPR/UFPB/Ceale-UFMG)
Carga horária: 12h (8h leitura preparatória + 4hrs presenciais)
Datas: 01 de julho, das 8h30 às 12h30

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Resumo do minicurso: O domínio da escrita é uma exigência cada vez maior nas sociedades grafocêntricas contemporâneas, como se constata tanto no espraiamento do termo letramento em vários campos de conhecimento, quanto nas preocupações de governos nacionais e instituições internacionais com os impactos econômicos e políticos dos níveis de letramento da população. Na vida cotidiana, entretanto, as inovações tecnológicas no âmbito da cultura digital parecem encaminhar para uma hegemonia da oralidade e visualidade sobre a escrita, com mecanismos de transposição entre meios e suportes progressivamente mais sofisticados. Entre a pressão social para o domínio da escrita e o seu uso pessoal progressivamente menor, qual o espaço ocupado pela escrita literária?

Nas escolas, a produção de texto é organizada em torno de gêneros textuais, dentro de uma sequência didática de ler para escrever, tendo como objetivo último a produção de textos demandados em testes e processos seletivos. Há, assim, uma tendência ao uso meramente retóricos dos gêneros e predominância de produção de textos do discurso jornalístico, encaminhando a produção de texto na escola para uma escrita formulaica. Entre o texto-como-gênero e as redações das avaliações externas, há lugar para a escrita literária?

O curso A escrita literária entre nós é uma reflexão que busca respostas a essas perguntas, assim como mapear as conexões que podem ser estabelecidas sobre as práticas contemporâneas de escrita literária dentro e fora da escola. Para tanto serão realizadas leituras e atividades preparatórias online (8h) e discussão presencial (4h).

Bibliografia:

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Minibiografia:

Rildo Cosson é doutor em Letras e Educação. Foi professor da Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atuando na graduação e pós-graduação em Letras e Educação. É autor dos livros: Como criar círculos de leitura na escola (2021); Paradigmas do ensino da literatura (2020); Letramento político (2019); Círculos de Leitura e Letramento Literário (2014), Fronteiras Contaminadas (2007), Letramento literário: teoria e prática (2006), O livro e o gênero (2002), Romance-Reportagem (2001). Atualmente é pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e literator em escolas e eventos acadêmicos.