DISCURSO DE AGRADECIMENTO PELO PRÊMIO TANIA FRANCO CARVALHAL

 

Eneida Maria de Souza

Agradeço emocionada a indicação de meu nome para receber este Prêmio instituído pela ABRALIC em homenagem à nossa querida colega e amiga Tania Carvalhal. Fico muito honrada com esta homenagem, uma vez que todos nós reconhecemos a importância e o legado de Tania. Convivemos durante muitos anos ao longo de sua gestão e da minha, não só após seu mandato, mas nos demais anos que se seguiram. Reconhecemos as dificuldades em presidir, naquela época, 1986–1988, 1989–1990, quando eram precários os instrumentos de organização e divulgação de nossas atividades. A diferença para os dias atuais é que contávamos com um número bem menor de sócios e de participantes nos congressos, se comparados aos de hoje, embora o trabalho se apresentasse de forma bem árdua.

Tudo isso comprova tanto a importância da Associação para a consolidação da disciplina, quanto o extremo empreendimento de todos nós para a divulgação e implementação de uma mentalidade coletiva responsável pelo avanço das discussões sobre Literatura Comparada no Brasil e no mundo. O empenho das diferentes universidades para que o empreendimento alcançasse o êxito almejado contou com a boa vontade da classe de professores e dirigentes de todas as partes do país. A participação de pesquisadores estrangeiros foi crucial para que nossos projetos fossem concretizados.

Tania tornou-se uma das mais significativas representantes deste legado pela sua entrega total à defesa de nossos interesses e pelo incentivo constante ao crescimento dos intercâmbios, à defesa de uma visão mais aberta e interdisciplinar da Literatura Comparada, o que resultou no perfil que hoje a disciplina ostenta.

Incansável na divulgação dos resultados dos trabalhos dos congressos e seminários, promoveu a publicação e a criação de meios eficazes para a contribuição acadêmica, a criação de grupos de pesquisa, assim como o maior entrosamento entre estudiosos de línguas e literaturas estrangeiras. Com isso, a Literatura Comparada expandiu seu campo de atuação, impedindo que as pesquisas ficassem circunscritas a interesses nacionais e a uma só disciplina. Este legado ninguém poderá esquecer como sendo um dos grandes méritos da metodologia avançada e aberta inaugurada pela disciplina.

Uma das características marcantes encontrada no perfil da disciplina foi a leitura teórica pautada pela cultura francesa, em que os princípios da disciplina foram devidamente recebidos pela classe acadêmica, principalmente pela formação de muitos de seus membros. No entanto, com a presença de pesquisadores oriundos de várias áreas, como a literatura anglo-saxã, americana, alemã, espanhola e latino-americana, ao lado da brasileira e portuguesa, ampliou-se o nível de maturidade da disciplina, principalmente por procurar uma expressão nacional, em resposta à hegemonia europeia e de outras fontes. Data dessa época a participação de manifestações das literaturas periféricas, concedendo aos estudos uma fisionomia que mesclava cores locais com as estrangeiras, sem que houvesse a predominância de uma sobre a outra. Nesse sentido, os trabalhos desenvolvidos pelos associados, sempre presentes nos congressos e nas publicações de acadêmicos vindos de países os mais diversificados, contribuíram para que a ABRALIC atingisse sua importância na atualidade, com a abertura permanente de cursos especializados na matéria e grande volume de novos adeptos. A realização de congressos com um número vultoso de participantes deve ser comemorada como uma das maiores conquistas para o avanço dos estudos de literatura no Brasil. É importante ainda assinalar a criação de linhas de pesquisa centradas nos estudos de gênero, como os feministas, LGBTQIA+, étnicos, negros, identitários, entre outros, como decorrência da abertura política no Brasil, no final dos anos 1970, e a retomada dos estudos de literatura comparada no país. As mudanças de rumos do perfil dos discursos literários tiveram ainda o impulso do surgimento dos estudos culturais, por meio dos quais a cultura foi integrada às pesquisas como componente imprescindível ao seu desenvolvimento.

Encerro este simples agradecimento à atual diretoria da Associação, na figura de seu presidente, Dr. Gerson Roberto Neumann, na esperança de ser merecedora de tão significativa homenagem.