Chamada Pública - Organon 69 - Estudos do Gótico: de Otranto à contemporaneidade

A revista Organon (https://seer.ufrgs.br/organon), do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), convida à submissão de artigos inéditos para o número 69 - Estudos do Gótico: de Otranto à contemporaneidade, a ser publicado em 2020.

“Gótico” é um conceito dotado de notável capacidade de adaptação, e ao longo dos últimos séculos tem sido empregado para conceituar uma infinidade de tendências, autores e obras, o que levou à sua transformação em um termo “guarda-chuva” de sentido abrangente e força conceitual cada vez mais polissêmica. Surgida no limiar da modernidade iluminista, a literatura gótica tem se revelado duradoura como a própria modernidade dentro da qual se engendrou, o que se confirma nas sucessivas reedições e atualizações do gênero até os dias de hoje, tanto na literatura quanto em outras mídias. No cenário globalizado e pluralizado da contemporaneidade, categorias do Gótico exógenas ao cenário europeu, como o "American Gothic", o "Southern Gothic" e até mesmo o "Tropical Gothic", vêm ocupando espaço nos trabalhos acadêmicos em um movimento de hibridismo cultural no qual a hegemonia do centro passa a conviver com a pluralidade das margens. Assim, a presente chamada espera acolher textos que, em uma perspectiva tanto transcultural quanto transdiscursiva, discutam essa tendência do espírito moderno que afetou profundamente os modos de pensar, de sentir e de expressar a arte nesses 250 anos de sua permanência na literatura, na cultura e no imaginário mundial. Espera-se contribuições que incluam, mas não se limitem aos diferentes movimentos regionais do gótico (nos EUA, no Canadá, o Southern Gothic, o gótico tropical), seus momentos histórico-sociais (o gótico vitoriano, do início do século XX, o pós-gótico), expressões do gótico na África, na Ásia e na Oceania, o gótico brasileiro e o gótico no Brasil, o gótico em diferentes mídias (texto impresso, cinema, televisão, artes plásticas), além das inúmeras possibilidades teórico-críticas que relacionam o gótico aos estudos comparatistas, à psicanálise, estudos de gênero, estudos queer, simbologia e mitologia, pós-colonialismo, estudos culturais e teorias da pós-modernidade.

Organizadores: Prof. Dr. Claudio Vescia Zanini (IL/PPGLET/UFRGS) e Prof. Dr. Fernando Monteiro de Barros (UERJ São Gonçalo/PPLIN)

- Os autores deverão ser doutores ou doutorandos. Mestrandos somente serão aceitos como coautores.

- Os artigos deverão ser enviados pelo sistema (www.seer.ufrgs/organon), respeitando as normas de submissão da revista.

- Atenção para o período de submissão: de 05 a 30 de agosto de 2020.

Qualis 2013-2016: B1

 

Veja mais notícias