ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1061-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1061-1</td><td><b>Formas do estranho e do estrangeiro em romances brasileiros e hispano-americanos</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Haydée Ribeiro Coelho </u> (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O texto tem como objetivo refletir sobre as formas do estranho e do estrangeiro nos romances brasileiro e hispano-americanos. Para isso, tem como base o discurso da confissão na obra de Darcy Ribeiro, autor que mistura fontes eruditas e populares, dessacralizando o mundo da seriedade. Em seguida, discute o olhar, o estranhamento e o espaço urbano em Recordações do escrivão Isaías Caminha (Lima Barreto) e Os sete loucos (Roberto Arlt). Finalmente, aborda o estranho em Ciro Alegria (Grande e estranho é o mundo). A escolha destes textos não é aleatória, abrindo possibilidades para o estudo contemporâneo da estranheza da civilização que nos foi imposta.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>