Oral (Tema Livre)
945-1 | Sistemas poéticos de inquérito: a ideia de policial entre a poesia e a prosa de Roberto Bolaño | Autores: | Tiago Guilherme Pinheiro (USP - Universidade de São Paulo) |
Resumo Esta comunicação se propõe a investigar a relação tensa e particular existente entre a idéia de prosa e de poesia na obra do escritor chileno Roberto Bolaño. Essa tensão se verifica em três níveis: 1) ao longo da carreira do autor, que abandona a produção poética a partir de 1994 (ainda que haja poemas retrabalhados até 1998) para dedicar-se exclusivamente à prosa; 2) no próprio modo de produção do autor, já que muitos dos seus poemas (“Iceberg”,“Lupe”, “El gusano”, a série “Detectives”, etc.) serão retomados como material para seus romances e contos posteriores; 3) no interior de seus textos em prosa, em especial, em La Literatura Nazi en América e Los Detectives Salvajes, nos quais não só a produção poética é tematizada e dramatizada extensivamente (ainda que versos citados expressamente sejam muito raros), como também as possibilidades de uso e as formas de relações (entre autor-obra, entre obra-leitor, entre leitores, etc.) possíveis de serem travadas a partir delas.ऀ䄀氀洀 搀攀 搀攀氀椀洀椀琀愀爀 挀漀洀漀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀猀猀攀猀 渀瘀攀椀猀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 攀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀 攀渀琀爀攀 猀椀 渀漀猀 琀攀砀琀漀猀 搀攀 䈀漀氀愀漀Ⰰ 最漀猀琀愀爀椀愀 搀攀 爀攀琀漀洀愀爀 渀攀猀猀愀 挀栀愀瘀攀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 爀愀搀椀愀椀猀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀攀猀椀愀 挀漀洀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀猀愀 洀漀搀攀爀渀愀猀㨀 愀 ᰀ䘠椀氀漀猀漀昀椀愀 搀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀ᴀ†搀攀 䔀搀最愀爀 䄀氀氀愀渀 倀漀攀⸀ 䔀猀猀攀 攀渀猀愀椀漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 氀愀爀最愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀猀 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 氀愀琀椀渀漀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀 焀甀攀 椀渀挀氀甀椀 愀甀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 䠀漀爀挀椀漀 儀甀椀爀漀最愀Ⰰ 䨀漀爀最攀 䰀甀椀猀 䈀漀爀最攀猀Ⰰ 䨀切氀椀漀 䌀漀爀琀稀愀爀Ⰰ 刀椀挀愀爀搀漀 倀椀最氀椀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䔀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 瀀爀攀琀攀渀搀漀 爀攀挀甀瀀攀爀愀爀 漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 琀愀氀 攀猀挀爀椀琀漀 昀漀椀 氀椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 椀搀椀愀 搀攀 ᰀ瀠漀氀椀挀椀愀氀ᴀ†⠀洀攀猀洀漀 猀攀渀搀漀 甀洀 琀攀砀琀漀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 瀀漀攀洀愀Ⰰ 昀愀琀漀 挀攀渀琀爀愀氀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 焀甀攀 焀甀攀爀攀洀漀猀 琀爀愀瘀愀爀 愀焀甀椀⤀Ⰰ 搀攀猀椀最渀愀漀 焀甀攀 昀漀椀 愀琀爀椀戀甀搀愀 瀀漀爀 䈀漀氀愀漀 琀愀渀琀漀 愀漀猀 猀攀甀猀 爀漀洀愀渀挀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀Ⰰ 攀 椀猀猀漀 洀愀椀猀 椀渀挀漀洀甀洀Ⰰ 愀 甀洀 挀攀爀琀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 猀攀甀猀 瀀漀攀洀愀猀⸀
De Poe, pretendo retomar três conceitos importantes: a) o procedimento de cálculo; b) a questão do efeito; c) a relação entre extensão, memória e tempo de leitura.ऀ䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 渀漀 猀 瀀漀搀攀爀攀洀漀猀 渀漀猀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 搀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 焀甀攀 䈀漀氀愀漀 瀀攀 攀洀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 瀀漀攀猀椀愀 攀 瀀爀漀猀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 攀渀琀攀渀搀攀爀 攀猀猀攀猀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 挀漀洀漀 甀洀 洀漀搀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 搀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 甀洀 挀愀洀瀀漀 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 搀攀 攀渀甀渀挀椀愀漀Ⰰ 搀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 攀 搀攀 甀猀漀 搀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 ⠀攀搀椀琀漀爀愀猀Ⰰ 愀琀攀氀椀猀Ⰰ 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 氀椀琀攀爀爀椀漀猀Ⰰ 攀琀挀⸀⤀Ⰰ 瀀攀渀猀愀渀搀漀ⴀ漀猀 搀攀猀搀攀 攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 爀攀最椀洀攀猀 搀椀琀愀琀漀爀椀愀椀猀 攀 攀猀琀愀搀漀猀 搀椀琀漀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀漀猀⸀ 吀愀氀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 爀攀琀漀洀愀 攀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀 愀 焀甀攀猀琀漀 挀漀渀挀攀爀渀攀渀琀攀 椀搀椀愀 搀攀 瀀漀氀椀挀椀愀氀Ⰰ 琀愀氀 挀漀洀漀 愀 甀琀椀氀椀稀愀 䈀漀氀愀漀 ⠀攀 愀焀甀椀 瀀漀搀攀洀漀猀 爀攀琀漀洀愀爀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀攀 䨀愀挀焀甀攀猀 刀愀渀挀椀爀攀 攀洀 伀 䐀攀猀攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀⤀⸀
Com isso, esperamos entender melhor uma afirmação como “Literatura Nazi é meu único livro sobre poesia... Detetives Selvagens é um livro sobre uma comunidade”.
Bibliografia mínima
BOLAÑO, Roberto. Los Detectives Salvages. Barcelona: Anagrama, 2001.开开开开开开开⸀ 䰀愀 䰀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 一愀稀椀 攀渀 䄀洀爀椀挀愀⸀ 䈀愀爀挀攀氀漀渀愀㨀 匀攀椀砀 䈀愀爀爀愀氀Ⰰ 㤀㤀㠀⸀
_______. Los Perros Románticos. San Sebastián: Kutxa Fundazioa/Fundación Kutxa, 1995. 开开开开开开开⸀ 䰀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀 䐀攀猀挀漀渀漀挀椀搀愀⸀ 䈀愀爀挀攀氀漀渀愀㨀 䄀渀愀最爀愀洀愀Ⰰ ㈀ 㜀⸀
倀伀䔀Ⰰ 䔀搀最愀爀 䄀氀氀愀渀⸀ 吀栀攀 倀漀爀琀愀戀氀攀 䔀搀最愀爀 䄀氀氀愀渀 倀漀攀⸀ 一攀眀 夀漀爀欀㨀 倀攀渀最甀椀渀 䜀爀漀甀瀀Ⰰ ㈀ ⸀
刀䄀一䌀䤀준刀䔀⸀ 䨀愀挀焀甀攀猀⸀ 䰀愀 䴀猀攀渀琀攀渀琀攀㨀 倀漀氀椀琀椀焀甀攀 攀琀 倀栀椀氀漀猀漀瀀栀椀攀⸀ 倀愀爀椀猀㨀 䜀愀氀椀氀攀Ⰰ 㤀㤀㔀⸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|