Oral (Tema Livre)
638-1 | Exílio e erotismo em “Lixo e purpurina” e “Uma praiazinha de areia bem clara, ali, na beira da sanga”, de Caio Fernando Abreu. | Autores: | Thais Torres de Souza (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOUSP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) |
Resumo Essa comunicação tem o objetivo de abordar a relação entre exílio e erotismo em “Lixo e purpurina” e “Uma praiazinha de areia bem clara, ali, na beira da sanga”, contos de Caio Fernando Abreu. O tópico é mencionado de maneira direta em “Lixo e purpurina” e aparece indiretamente no segundo conto, cujo protagonista é obrigado a fugir de sua terra natal por uma razão também externa ao sujeito; nesse caso, a necessidade de fugir após ter assassinado seu objeto de desejo. Em ambos os casos, trata-se de uma experiência própria daquilo que Foucault chama de “era do biopoder”, marcada pelo controle dos corpos e pelo cerceamento do desejo homoerótico (FOUCAULT, 1988).伀 焀甀攀 渀漀猀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀洀攀渀琀攀 渀愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀猀 挀漀渀琀漀猀 挀漀洀漀 漀 攀砀椀氀愀搀漀 洀攀琀愀昀漀爀椀稀愀 挀攀爀琀愀 挀漀渀搀椀漀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 洀漀搀攀爀渀漀 攀 攀砀ⴀ挀渀琀爀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 猀攀 椀渀猀攀爀攀 攀洀 渀攀渀栀甀洀 氀甀最愀爀 攀 焀甀攀 攀猀琀 攀洀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 搀攀猀挀漀渀昀漀爀琀漀 攀 搀攀 搀攀猀愀爀琀椀挀甀氀愀漀 挀漀洀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀Ⰰ 漀甀Ⰰ 渀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 搀漀 渀愀爀爀愀搀漀爀 搀攀 ᰀ䰠椀砀漀 攀 瀀甀爀瀀甀爀椀渀愀ᴀ㨠 ᰀ愠氀最甀洀 焀甀攀 渀漀 攀猀琀 渀攀洀 愀焀甀椀 渀攀洀 氀Ⰰ 猀攀樀愀 漀渀搀攀 昀漀爀ᴀ⸠ 䔀猀猀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 愀琀攀渀漀 搀攀 渀攀渀栀甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀猀挀漀渀猀椀搀攀爀愀 愀猀 漀甀琀爀愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 搀漀 攀砀氀椀漀Ⰰ 洀愀猀 搀攀瘀攀ⴀ猀攀 愀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀漀爀 攀猀猀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 渀愀 漀戀爀愀 搀攀 䌀愀椀漀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䄀戀爀攀甀⸀
Em “Uma praiazinha de areia bem clara, ali, na beira da sanga”, por exemplo, é possível supor que um dos motivos que impulsiona o narrador para o exílio seja a necessidade de fugir do cerceamento de sua sexualidade, já que o relacionamento homossexual entre o personagem e seu amigo Dudu jamais seria aceito na conservadora cidade de Passo da Guanxuma. No entanto, não se trata apenas de uma reação a homofobia.䔀洀戀漀爀愀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 洀愀琀攀 猀攀甀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 搀攀猀攀樀漀Ⰰ 栀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀氀愀攀猀 栀漀洀漀攀爀琀椀挀愀猀 攀 栀攀琀攀爀漀猀猀攀砀甀愀椀猀 焀甀攀 攀氀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀⸀ 䄀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀攀爀挀攀愀搀愀 愀 瀀漀渀琀漀 搀攀 椀洀瀀攀搀椀爀 焀甀愀氀焀甀攀爀 挀漀渀琀愀琀漀 攀爀琀椀挀漀 攀 漀 渀愀爀爀愀搀漀爀 渀漀 猀攀 瘀 椀洀瀀攀氀椀搀漀 愀 洀愀琀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 焀甀攀 猀漀 漀戀樀攀琀漀猀 搀攀 猀攀甀 搀攀猀攀樀漀⸀ 䄀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀Ⰰ 攀氀攀 昀漀最攀 愀瀀攀渀愀猀 搀漀 愀洀漀爀 攀 搀漀 搀攀猀攀樀漀 焀甀攀 猀攀渀琀椀愀 瀀攀氀漀 栀漀洀攀洀 瀀漀爀 焀甀攀洀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 猀攀 愀瀀愀椀砀漀渀漀甀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䈀愀琀愀椀氀氀攀 ⠀㈀ 㐀⤀Ⰰ 猀攀Ⰰ 瀀漀爀 甀洀 氀愀搀漀Ⰰ 愀 瀀愀椀砀漀 甀洀愀 瀀爀漀洀攀猀猀愀 搀攀 昀甀猀漀 焀甀攀 爀攀猀漀氀瘀攀爀椀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 洀漀洀攀渀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 搀攀猀挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 椀渀攀爀攀渀琀攀 搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 瀀漀爀 漀甀琀爀漀 攀猀猀愀 瀀爀漀洀攀猀猀愀 甀洀愀 愀洀攀愀愀㨀 ᰀ瀠愀爀愀 漀猀 愀洀愀渀琀攀猀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀 洀愀椀猀 挀栀愀渀挀攀 搀攀 渀漀 瀀漀搀攀爀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 瀀漀爀 洀甀椀琀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 搀攀 最漀稀愀爀 搀攀 甀洀愀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀漀 搀攀猀瘀愀椀爀愀搀愀 搀愀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 渀琀椀洀愀 焀甀攀 漀猀 甀渀攀ᴀ†⠀䈀䄀吀䄀䤀䰀䰀䔀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㌀⤀⸀
Ginzburg (2005) afirma que “Lixo e purpurina” - e podemos, por extensão, compreender da mesma forma “Uma praiazinha de areia bem clara, ali, na beira da sanga” - constitui um “limite insustentável” em razão da “condição do duplo exílio” vivida pelos personagens. O exílio não é apenas geográfico, mas uma condição dos indivíduos deslocados fadados a incompletude. Incompletude essa que o erotismo, apesar da promessa, não soluciona.㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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