XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:621-1


Oral (Tema Livre)
621-1Marginal ao marginal: facetas da marginalidade na escrita ambiental/ experimental de Hélio Oiticica਀㰀⼀戀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 瘀愀氀椀最渀㴀琀漀瀀㸀䄀甀琀漀爀攀猀㨀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀㰀甀㸀倀愀琀爀椀挀椀愀 䜀甀椀洀愀爀攀猀 㰀⼀甀㸀  ⠀唀䔀刀䨀 ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⤀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀戀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀刀攀猀甀洀漀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀戀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀 挀氀愀猀猀㴀琀爀攀猀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 攀砀愀洀椀渀愀爀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀漀 琀攀洀愀 搀愀 洀愀爀最椀渀愀氀椀搀愀搀攀 渀愀 瀀漀琀椀挀愀 搀椀琀愀 䄀洀戀椀攀渀琀愀氀 攀⼀漀甀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 䠀氀椀漀 伀椀琀椀挀椀挀愀 昀漀挀愀氀椀稀愀渀搀漀 猀甀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 攀猀挀爀椀琀愀⸀ 伀 挀愀爀琀攀爀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀 瀀爀攀猀甀洀攀 愀 挀爀琀椀挀愀 搀愀 渀漀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 搀攀 愀甀琀漀爀椀愀 攀 漀戀爀愀 愀挀愀戀愀搀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 爀攀挀甀猀愀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 搀愀猀 挀漀渀瘀攀渀攀猀 搀攀 最渀攀爀漀 攀 搀攀 琀漀搀愀 挀椀爀挀甀渀猀挀爀椀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 ⸀吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 愀 甀洀 猀 琀攀洀瀀漀 愀甀琀渀漀洀愀 攀 椀渀猀攀瀀愀爀瘀攀氀 搀攀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瀀椀渀琀甀爀愀Ⰰ 漀戀樀攀琀漀猀Ⰰ 愀洀戀椀攀渀琀攀猀Ⰰ挀椀渀攀洀愀 攀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀猀Ⰰ 愀 焀甀愀氀Ⰰ 漀爀愀 椀渀瘀愀搀攀 愀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 昀猀椀挀愀猀 搀攀 猀攀甀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀Ⰰ 漀爀愀 琀漀洀愀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 搀椀爀椀漀Ⰰ 攀渀猀愀椀漀Ⰰ 挀愀爀琀愀Ⰰ挀漀渀琀漀Ⰰ 瀀漀攀洀愀Ⰰ 洀愀渀椀昀攀猀琀漀Ⰰ 爀攀氀愀琀漀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瀀漀琀椀挀愀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀 挀爀琀椀挀漀 猀漀戀爀攀 漀甀琀爀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀琀挀⸀䄀甀琀漀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀 ∀攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 搀椀愀  搀椀愀∀Ⰰ 猀椀琀甀愀ⴀ猀攀  洀愀爀最攀洀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 最渀攀爀漀猀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀漀猀 洀愀猀Ⰰ 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀 攀洀 琀爀渀猀椀琀漀 攀渀琀爀攀 琀愀椀猀 ✀搀漀洀渀椀漀猀✀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 瀀爀漀挀攀搀攀渀搀漀 瀀漀爀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 攀 洀椀猀琀甀爀愀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀椀挀攀猀 攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 愀甀琀漀爀愀椀猀⸀倀愀爀愀 伀椀琀椀挀椀挀愀Ⰰ 猀甀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 攀猀挀爀椀琀愀 椀渀猀挀爀攀瘀攀ⴀ猀攀 渀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀 挀漀洀甀洀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 焀甀愀氀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 挀漀渀樀甀最愀爀 琀爀愀搀椀漀 攀 椀渀瘀攀渀漀 猀攀洀瀀爀攀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 甀洀愀 ∀爀攀琀漀洀愀搀愀∀ 挀爀琀椀挀愀 ⸀䐀攀猀攀樀愀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 椀渀猀挀爀攀瘀攀爀ⴀ猀攀 渀愀 氀椀渀栀愀最攀洀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 洀漀搀攀爀渀愀 焀甀攀 爀攀切渀攀 䴀愀氀氀愀爀洀Ⰰ 䨀漀礀挀攀Ⰰ 倀漀甀渀搀Ⰰ 䌀甀洀洀椀渀最猀 攀 漀猀 瀀漀攀琀愀猀 挀漀渀挀爀攀琀漀猀 䠀愀爀漀氀搀漀 攀 䄀甀最甀猀琀漀 搀攀 䌀愀洀瀀漀猀Ⰰ 琀漀洀愀渀搀漀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 挀漀洀漀 攀渀琀椀搀愀搀攀 ∀瘀攀爀戀椀瘀漀挀漀瘀椀猀甀愀氀∀⸀䐀椀愀氀漀最愀 挀漀洀 漀 洀漀搀攀爀渀椀猀洀漀 愀渀琀爀漀瀀漀昀最椀挀漀 搀攀 伀猀眀愀氀搀 搀攀 䄀渀搀爀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 愀 挀栀愀洀愀搀愀 瀀漀攀猀椀愀 洀愀爀最椀渀愀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 攀⼀漀甀 挀漀洀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 搀攀 一椀攀琀稀猀挀栀攀Ⰰ 䠀攀椀搀攀最最攀爀Ⰰ 䴀挀䰀甀栀愀渀Ⰰ 䴀愀爀挀甀猀攀Ⰰ 攀琀挀⸀䘀椀氀椀愀ⴀ猀攀 椀最甀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀攀氀愀 琀爀愀搀椀漀 搀攀 ✀攀猀挀爀椀琀愀 搀攀 愀爀琀椀猀琀愀✀ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 瀀漀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀愀猀 瘀愀渀最甀愀爀搀愀猀 洀漀搀攀爀渀愀猀⠀ 䬀愀渀搀椀渀猀欀礀Ⰰ 䴀愀氀攀瘀椀挀栀Ⰰ 䐀甀挀栀愀洀瀀Ⰰ 攀琀挀⸀⤀ 攀 爀攀琀漀洀愀搀愀 瀀漀爀 琀愀渀琀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 渀漀猀 愀渀漀猀 ㄀㤀㘀 ⴀ㜀 ⸀ 匀攀甀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瀀漀爀洀Ⰰ 渀漀 猀攀 氀椀洀椀琀愀 愀漀 攀爀甀搀椀琀漀Ⰰ 愀戀爀愀渀最攀渀搀漀 搀攀猀搀攀 愀 攀猀挀漀氀愀 搀攀 猀愀洀戀愀 挀愀爀椀漀挀愀  瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 瀀漀瀀ⴀ爀漀挀欀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀猀 搀爀漀最愀猀Ⰰ 猀甀戀猀琀渀挀椀愀猀 瀀漀爀 攀氀攀 琀爀愀渀猀昀椀最甀爀愀搀愀猀 攀洀 琀攀洀愀 攀 洀愀琀爀椀愀 瀀爀椀洀愀 搀攀 椀渀瘀攀渀漀 瀀漀琀椀挀愀⸀ Associando experimento formal e reflexividade crítica, a escrita de HO evoca uma "quase arte" na acepção dada por Mallarmé, sempre porém, implicada com práticas de vida. Seu criticismo radical recomenda tomar posição "marginal ao marginal", assumindo o deslizamento contínuo de posturas e pontos de vista. A propósito, a inscrição-poema Seja Marginal, Seja Herói(1966), posta por Oiticica numa bandeira junto a foto do bandido morto Cara de Cavalo, faz referência a Baudelaire em seu elogio da ação criminosa equiparada à atitude do artista moderno. A tarefa do artista baudelaireano consistiria em atacar violentamente a hegemonia da economia produtiva, o hábito de comportamento e linguagem padrão, visando apenas à felicidade. Em vista dessa ambição desmedida, o tema da marginalidade, para Hélio, diz respeito ao processo da poesia enquanto invenção de corpos e de ambientes simbólicos e concretos sempre provisórios.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀