XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:311-1


Oral (Tema Livre)
311-1SERES PREDESTINADOS AO MAL: A PERSONAGEM FEMININA E O MAL, COMO POTÊNCIA DE DESTRUIÇÃO, NA PROSA DE LÚCIO CARDOSO਀㰀⼀戀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 瘀愀氀椀最渀㴀琀漀瀀㸀䄀甀琀漀爀攀猀㨀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀㰀甀㸀䔀氀椀稀愀戀攀琀栀 搀愀 倀攀渀栀愀 䌀愀爀搀漀猀漀 㰀⼀甀㸀  ⠀唀匀倀 ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀䘀䄀倀䔀匀倀 ⴀ 䘀甀渀搀愀漀 搀漀 䄀洀瀀愀爀漀  倀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⤀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀戀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀刀攀猀甀洀漀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀戀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀 挀氀愀猀猀㴀琀爀攀猀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀伀猀 最爀愀渀搀攀猀 瀀攀挀愀搀漀猀 渀愀 瀀爀漀猀愀 搀攀 䰀切挀椀漀 䌀愀爀搀漀猀漀 ⠀㄀㤀㄀㈀ⴀ㄀㤀㘀㠀⤀ 猀漀 搀攀 愀甀琀漀爀椀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 攀 瀀愀爀琀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀瘀攀氀 搀攀 猀甀愀 漀戀爀愀 琀攀洀 最渀攀猀攀 渀愀 攀渀攀爀最椀愀 搀攀猀琀爀甀椀搀漀爀愀 搀攀 甀洀 昀攀洀椀渀椀渀漀 椀渀挀漀渀昀漀爀洀愀搀漀 挀漀洀 猀攀甀 搀攀猀琀椀渀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 愀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀漀 搀攀 猀攀甀猀 搀攀猀攀樀漀猀Ⰰ 渀攀洀 焀甀攀 猀攀樀愀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀漀 挀爀椀洀攀 漀甀 搀愀 洀漀爀琀攀⸀ 刀漀猀愀 ⠀㰀椀㸀匀愀氀最甀攀椀爀漀㰀⼀椀㸀Ⰰ ㄀㤀㌀㔀⤀Ⰰ 䴀愀搀愀氀攀渀愀 ⠀㰀椀㸀䄀 氀甀稀 搀漀 猀甀戀猀漀氀漀㰀⼀椀㸀Ⰰ㄀㤀㌀㘀⤀Ⰰ 䤀搀愀 ⠀㰀椀㸀䴀漀猀 瘀愀稀椀愀猀㰀⼀椀㸀Ⰰ ㄀㤀㌀㠀⤀Ⰰ 䐀椀愀渀愀 ⠀㰀椀㸀䐀椀愀猀 瀀攀爀搀椀搀漀猀㰀⼀椀㸀Ⰰ ㄀㤀㐀㌀⤀Ⰰ 䄀甀爀氀椀愀 ⠀㰀椀㸀伀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀㰀⼀椀㸀Ⰰ ㄀㤀㐀 ⤀Ⰰ 䠀椀氀搀愀 ⠀㰀椀㸀倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䠀椀氀搀愀㰀⼀椀㸀Ⰰ ㄀㤀㐀㘀⤀Ⰰ 䰀愀甀爀愀 ⠀㰀椀㸀伀 愀渀昀椀琀攀愀琀爀漀㰀⼀椀㸀Ⰰ ㄀㤀㐀㘀⤀Ⰰ 匀琀攀氀愀 ⠀㰀椀㸀䤀渀挀椀漀㰀⼀椀㸀Ⰰ ㄀㤀㐀㐀⤀Ⰰ 一椀渀愀 攀 䄀渀愀 ⠀㰀椀㸀䌀爀渀椀挀愀 搀愀 挀愀猀愀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀搀愀㰀⼀椀㸀Ⰰ ㄀㤀㔀㤀⤀ 猀漀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀攀挀愀搀漀爀愀猀Ⰰ 攀猀琀椀洀甀氀愀渀搀漀 漀甀 挀漀洀攀琀攀渀搀漀 漀 爀漀甀戀漀Ⰰ 漀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀Ⰰ 漀 愀搀甀氀琀爀椀漀Ⰰ 漀 椀渀挀攀猀琀漀Ⰰ 愀 瘀愀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 氀甀砀切爀椀愀 攀 愀 椀渀瘀攀樀愀⸀ A prosa publicada pelo autor durante a década de 1940 é crucial para a interpretação da presença do mal em sua obra. Especialmente por causa de Stela, personagem feminina de Inácio, que preconiza características relevantes do exercício do mal em Nina e Ana, de CCA. ਀㰀椀㸀䤀渀挀椀漀㰀⼀椀㸀  愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 渀漀瘀攀氀愀 搀愀 琀爀椀氀漀最椀愀 ᰀ传 洀甀渀搀漀 猀攀洀 䐀攀甀猀ᴀ†攀 匀琀攀氀愀  愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 焀甀攀 椀渀椀挀椀愀 攀猀猀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 挀漀洀愀渀搀愀搀漀 瀀攀氀漀 搀椀愀戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 琀爀愀渀猀最爀攀猀猀漀 攀氀愀 搀攀猀漀爀最愀渀椀稀愀 漀 洀甀渀搀漀 瀀攀焀甀攀渀漀 戀甀爀最甀猀 瀀爀漀昀愀渀愀渀搀漀 愀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀愀琀椀挀愀渀搀漀 漀 愀搀甀氀琀爀椀漀 攀 愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 䌀漀洀漀 挀漀渀猀攀焀ﰀ渀挀椀愀 猀甀愀 昀愀洀氀椀愀  搀攀猀昀攀椀琀愀Ⰰ 䤀渀挀椀漀Ⰰ 猀攀甀 洀愀爀椀搀漀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀ⴀ猀攀 攀洀 甀洀愀 昀椀最甀爀愀 搀椀愀戀氀椀挀愀 攀 攀氀愀 最愀渀栀愀 挀愀爀琀攀爀 搀攀 洀椀琀漀 昀甀渀搀愀搀漀爀Ⰰ 愀渀氀漀最漀 愀漀 搀攀 䔀瘀愀Ⰰ 樀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 挀愀甀猀愀 搀攀 猀甀愀 琀爀愀渀猀最爀攀猀猀漀 甀洀 渀漀瘀漀 洀甀渀搀漀 琀攀洀 椀渀挀椀漀㨀 ᰀ传 洀甀渀搀漀 猀攀洀 䐀攀甀猀ᴀ⸠ 唀洀 氀甀最愀爀 愀洀漀爀愀氀Ⰰ 攀猀挀甀爀漀Ⰰ 洀攀猀焀甀椀渀栀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀 渀攀最漀挀椀愀搀愀猀 攀 琀爀愀搀愀猀 猀攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀Ⰰ 猀攀洀 爀攀洀漀爀猀漀 攀 猀攀洀 瀀攀爀搀漀⸀ 一漀 栀 甀洀 䐀攀甀猀 愀 琀攀洀攀爀 漀甀 愀搀漀爀愀爀⸀  Desse modo, Stela condensa dois temas fundamentais para a obra de Lúcio: a família decadente, que precisa ser contestada e destituída de seu poder sobre os sujeitos, e o exercício do mal – principal estratégia feminina para aniquilar a família conservadora e patriarcal. ਀伀 愀爀琀椀最漀Ⰰ 攀洀戀愀猀愀搀漀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 搀漀甀琀漀爀愀搀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 昀攀洀椀渀椀渀愀猀 搀攀 䰀切挀椀漀 䌀愀爀搀漀猀漀Ⰰ 攀猀琀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 搀漀椀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀漀Ⰰ 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 愀甀琀漀爀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀挀愀搀愀 搀攀 ㄀㤀㐀 Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀 愀猀 椀渀琀攀爀氀漀挀甀攀猀 搀漀 洀愀氀 攀 搀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 瀀愀爀愀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 氀攀爀 匀琀攀氀愀 攀 猀甀愀猀 爀攀氀愀攀猀 挀漀洀 漀 洀愀氀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀椀猀挀甀琀攀 漀 琀攀洀愀 挀漀洀 愀 昀漀爀琀甀渀愀 挀爀琀椀挀愀 搀攀 䰀切挀椀漀 攀 愀戀漀爀搀愀 漀 洀愀氀 攀渀焀甀愀渀琀漀 㰀椀㸀瀀漀琀渀挀椀愀 搀攀 搀攀猀琀爀甀椀漀㰀⼀椀㸀Ⰰ 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 䨀愀挀焀甀攀猀 䰀愀挀愀渀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀漀 匀攀洀椀渀爀椀漀 㜀Ⰰ 渀愀 攀猀琀攀椀爀愀 搀攀 䘀爀攀甀搀 ⠀攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 㰀椀㸀䄀氀洀 搀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 搀漀 瀀爀愀稀攀爀㰀⼀椀㸀 攀 㰀椀㸀伀 洀愀氀ⴀ攀猀琀愀爀 渀愀 挀椀瘀椀氀椀稀愀漀㰀⼀椀㸀⤀⸀ 吀愀氀 搀椀氀漀最漀 挀漀洀 愀 瀀猀椀挀愀渀氀椀猀攀 爀攀渀漀瘀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀愀 漀戀爀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀ 倀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瀀猀椀挀愀渀愀氀琀椀挀愀Ⰰ 愀猀 漀戀爀愀猀 搀攀 䈀攀愀甀瘀漀椀爀Ⰰ 刀漀甀搀椀渀攀猀挀漀Ⰰ 䈀愀搀椀渀琀攀爀 攀 吀栀戀愀甀搀 挀漀氀愀戀漀爀愀洀 挀漀洀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 琀攀挀椀搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 焀甀攀 瀀攀爀洀攀椀愀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 攀 猀攀甀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀 洀愀氀搀愀搀攀⸀ Num segundo viés, o trabalho articula a tradição literária sobre Satã e o conceito freudiano de estranho, para desdobrar a leitura dessa família desfeita e desse mundo inaugurado pela potência de destruição feminina em novas interpretações do mal. ਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀