XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:232-1


Oral (Tema Livre)
232-1LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE ਀
Autores:Patrícia Kátia da Costa Pina (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)

Resumo

Esta Comunicação pretende discutir a Leitura como atividade interdisciplinar, capaz de pôr em interação diferentes campos de saberes, descentralizando-os. Nessa perspectiva, a Leitura surge como relevante instrumento de formação docente e, por conseqüência, discente, tanto no âmbito escolar e universitário, como nas diferentes sociabilidades que estruturam a contemporaneidade. Para tanto, serão comparados variados conceitos de Leitura (Iser, Zilberman, Lajolo, Yunes, Aguiar, Morais da Costa, Theodoro da Silva, Canclini), de forma a que se perceba que o deslocamento do âmbito conceitual imanentista viabiliza a percepção da Leitura num sentido amplo e interdisciplinar, o que constrói um espaço simbólico riquíssimo de interseção de conhecimentos. Pretende-se destacar que o professor leitor, de qualquer textualidade disponível, Literatura, Matemática, Biologia, História etc., forma uma Escola e uma Universidade leitora e, em decorrência, forma grupos sociais críticos. Esta proposta se justifica por propor esse deslocamento das discussões sobre leitura, sempre atreladas às Letras e, principalmente à Literatura, colocando o tema como uma alternativa para se pensar a ação docente hoje.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀