New

ENSINO DA LITERATURA: POÉTICAS E TEORIAS, VOL. 1

PUBLICAÇÕES ABRALIC 2020-2021

ISBN 978-65-88865-81-1
532p

TAUFER, Adauto Locatelli; DOMINGOS, Ana Cláudia Munari; RAMOS, Wellington Furtado (org.). Ensino da literatura: poéticas e teorias, volume 1. Porto Alegre: Bestiário / Class, 2021.

SUMÁRIO

Apresentação – Literatura para (re)existência
Adauto Locatelli Taufer, Ana Cláudia Munari Domingos e Wellington Furtado Ramos

A literatura na escola: concepções e práticas
Luzimar Silva de Lima

A subjetividade da leitura literária na formação do sujeito-leitor
Valdivina Télia Rosa de Melian e Andreia Nascimento Carmo

A voz e a vez do leitor no ensino-aprendizagem da leitura literária: multimodalidade e descentramento geográfico
Lucília Souza Lima Teixeira

Literatura e formação de leitores: do texto literário ao livro didático
Cleane da Silva de Lima

A formação do professor de literatura – um desafio (com todas as Letras)
Chirley Domingues

A leitura ficcional literária: uma prática multidimensional/interdisciplinar no letramento acadêmico da contemporaneidade
Marilene Ferreira Cambeiro, Aline Marques, Julia Bastos e Teresa Paladino

Literatura e ensino: a extensão universitária como contribuição à formação inicial docente
Alcione Maria dos Santos

Literatura, uma questão de significados e sentidos
Roberto Clemente dos Santos

O método recepcional como proposta de ferramenta para a prática docente no uso de textos de escritores africanos de Língua Portuguesa
Caio César Tabajara Silva Santos

A articulação do professor na formação de leitores dentro e fora da educação básica
Rosalina Albuquerque Henrique e Fábio Matos Carneiro

Literatura brasileira e teoria pós-colonial: uma proposta de educação para as relações étnico-raciais
Andreia Lívia de Jesus Leão

O diálogo possível: contribuições da filosofia enunciativo-discursiva para o ensino de literatura na perspectiva pedagógica histórico-crítica
Sâmella Priscila Ferreira Almeida e Maria Amélia Dalvi

Um experimento com Hamlet em uma escola pública de Santa Maria/RS
João Pedro Wizniewsky Amaral

Configurações dos monstros na obra infantil de Madame Chrysanthème
Alexandre de Castro Gomes

Contos de fadas feministas: uma análise das princesas Disney ao longo dos anos
Bruna Vieira Dorneles

"Nossos lábios se encontraram": o que as cenas de beijo revelam nas distopias juvenis
Cássia Farias

O desenvolvimento feminino em contos de fadas com personagens transfigurados: animalização em "A Bela e A Fera" e "Pele de Asno"
Karen Schuler

Não se assuste: um olhar para a experiência de leitura em um livro infantil de poesia e ilustrações
Sabrine Amalia Antunes Schneider

Princesas feministas? Um estudo acerca do contrato comunicativo nos livros infantis e juvenis
Raquel Monteiro de Rezende e Janayna Rocha da Silva

Ricardo Azevedo no ensino médio da rede estadual de São Paulo
Dayse Oliveira Barbosa

BNCC e leitura literária: poucas matrizes, muitas diretrizes
Débora Ventura Klayn Nascimento

Considerações sobre transformações no ensino de literatura e currículo escolar
Daniele Gualtieri Rodrigues

Ensino de literaturas e culturas africanas e afro-brasileira na educação básica e superior
Agnaldo Rodrigues da Silva e Sidnei Boz

Literatura e ensino: perspectivas dos documentos oficiais no ensino médio para a formação do leitor
Danielle Ferreira de Souza

O teatro no contexto da BNCC e do DRC-MT: um olhar para as abordagens possíveis em sala de aula
Sidnei Boz e Agnaldo Rodrigues da Silva

A escrita poética no contexto acadêmico: processo de criação do livro Fabulário
Ana Claudia Costa dos Santos

As narrativas implícitas e explícitas: uma análise comparativa das formas de produção literária
Brunna Luiza Lima de Sousa

Personagens de Clarice Lispector: concepção e expressão
Cátia Castilho Simon

Espécie de colaboração: orientar em Escrita Criativa
Márcia Ivana de Lima e Silva

Uma história possível da Escrita Criativa no Rio Grande do Sul
Diego Grando

9 meses: o retrato literário da gravidez na adolescência
Mariana Rissi Azevedo

Escrita Criativa: o que a escrita devolve à imagem
Altair Teixeira Martins

Lúcido blackout: uma experiência psicoativa com a Escrita Criativa
Fernanda Vivacqua Boarin

Práticas da Escrita Criativa: o que é ler como uma escritora, um escritor?
Moema Vilela