
ENSINO DA LITERATURA: POÉTICAS E TEORIAS, VOL. 1
PUBLICAÇÕES ABRALIC 2020-2021
ISBN 978-65-88865-81-1
532p
TAUFER, Adauto Locatelli; DOMINGOS, Ana Cláudia Munari; RAMOS, Wellington Furtado (org.). Ensino da literatura: poéticas e teorias, volume 1. Porto Alegre: Bestiário / Class, 2021.
SUMÁRIO
Apresentação – Literatura para (re)existência
Adauto Locatelli Taufer, Ana Cláudia Munari Domingos e Wellington Furtado Ramos
A literatura na escola: concepções e práticas
Luzimar Silva de Lima
A subjetividade da leitura literária na formação do sujeito-leitor
Valdivina Télia Rosa de Melian e Andreia Nascimento Carmo
A voz e a vez do leitor no ensino-aprendizagem da leitura literária: multimodalidade e descentramento geográfico
Lucília Souza Lima Teixeira
Literatura e formação de leitores: do texto literário ao livro didático
Cleane da Silva de Lima
A formação do professor de literatura – um desafio (com todas as Letras)
Chirley Domingues
A leitura ficcional literária: uma prática multidimensional/interdisciplinar no letramento acadêmico da contemporaneidade
Marilene Ferreira Cambeiro, Aline Marques, Julia Bastos e Teresa Paladino
Literatura e ensino: a extensão universitária como contribuição à formação inicial docente
Alcione Maria dos Santos
Literatura, uma questão de significados e sentidos
Roberto Clemente dos Santos
O método recepcional como proposta de ferramenta para a prática docente no uso de textos de escritores africanos de Língua Portuguesa
Caio César Tabajara Silva Santos
A articulação do professor na formação de leitores dentro e fora da educação básica
Rosalina Albuquerque Henrique e Fábio Matos Carneiro
Literatura brasileira e teoria pós-colonial: uma proposta de educação para as relações étnico-raciais
Andreia Lívia de Jesus Leão
O diálogo possível: contribuições da filosofia enunciativo-discursiva para o ensino de literatura na perspectiva pedagógica histórico-crítica
Sâmella Priscila Ferreira Almeida e Maria Amélia Dalvi
Um experimento com Hamlet em uma escola pública de Santa Maria/RS
João Pedro Wizniewsky Amaral
Configurações dos monstros na obra infantil de Madame Chrysanthème
Alexandre de Castro Gomes
Contos de fadas feministas: uma análise das princesas Disney ao longo dos anos
Bruna Vieira Dorneles
"Nossos lábios se encontraram": o que as cenas de beijo revelam nas distopias juvenis
Cássia Farias
O desenvolvimento feminino em contos de fadas com personagens transfigurados: animalização em "A Bela e A Fera" e "Pele de Asno"
Karen Schuler
Não se assuste: um olhar para a experiência de leitura em um livro infantil de poesia e ilustrações
Sabrine Amalia Antunes Schneider
Princesas feministas? Um estudo acerca do contrato comunicativo nos livros infantis e juvenis
Raquel Monteiro de Rezende e Janayna Rocha da Silva
Ricardo Azevedo no ensino médio da rede estadual de São Paulo
Dayse Oliveira Barbosa
BNCC e leitura literária: poucas matrizes, muitas diretrizes
Débora Ventura Klayn Nascimento
Considerações sobre transformações no ensino de literatura e currículo escolar
Daniele Gualtieri Rodrigues
Ensino de literaturas e culturas africanas e afro-brasileira na educação básica e superior
Agnaldo Rodrigues da Silva e Sidnei Boz
Literatura e ensino: perspectivas dos documentos oficiais no ensino médio para a formação do leitor
Danielle Ferreira de Souza
O teatro no contexto da BNCC e do DRC-MT: um olhar para as abordagens possíveis em sala de aula
Sidnei Boz e Agnaldo Rodrigues da Silva
A escrita poética no contexto acadêmico: processo de criação do livro Fabulário
Ana Claudia Costa dos Santos
As narrativas implícitas e explícitas: uma análise comparativa das formas de produção literária
Brunna Luiza Lima de Sousa
Personagens de Clarice Lispector: concepção e expressão
Cátia Castilho Simon
Espécie de colaboração: orientar em Escrita Criativa
Márcia Ivana de Lima e Silva
Uma história possível da Escrita Criativa no Rio Grande do Sul
Diego Grando
9 meses: o retrato literário da gravidez na adolescência
Mariana Rissi Azevedo
Escrita Criativa: o que a escrita devolve à imagem
Altair Teixeira Martins
Lúcido blackout: uma experiência psicoativa com a Escrita Criativa
Fernanda Vivacqua Boarin
Práticas da Escrita Criativa: o que é ler como uma escritora, um escritor?
Moema Vilela