O conto de fadas "Pele de asno": da censura ao letramento literário
PÔSTER - XVIII Encontro ABRALIC
Gabriel Dante da Silva Monteiro
ORIENTAÇÃO: Fernanda Boarin Boechat
RESUMOS: Este trabalho corresponde a uma proposição teórica, crítica e metodológica que visa ao ensino de literatura e à formação estética com contos de fadas no oitavo ano do Ensino Fundamental II. Tendo em vista a substancialidade artística da literatura infantil, é necessário desarticular-lhe as censuras que, por impulsos históricos e ideológicos, estancam o acesso a certos textos literários na Educação Básica. O objetivo desta pesquisa é propor um trabalho com “Pele de asno”, versão do francês Charles Perrault, a partir de uma prática de Letramento Literário, de modo que seja possível encontrar possibilidades de leitura que relativizem censuras feitas a esse texto em contextos escolares. Para fins metodológicos, selecionamos o conto “Pele de asno” em interseção com a BNCC (2018), os PCN’s (1998) e a proposta de João Wanderley Geraldi (1990), que sugere trabalhar-se com contos folclóricos na sétima série. O trajeto da pesquisa se divide em três grandes partes: histórica, analítica e didática. Nesta última, a sequência que propomos está de acordo com a apresentada por Rildo Cosson (2021), a saber, composta pelas seguintes fases: motivação de leitura, introdução, leitura inicial, interpretação primária, contextualização histórica, interpretação secundária e expansão. O principal referencial teórico deste estudo foi André Luiz Ming Garcia (2021), Marisa Lajolo (2018), Michèle Petit (2019), Nelly Novaes Coelho (2012), Rildo Cosson (2021) e Regina Zilberman (2019). O papel do mediador assume aqui relevância no processo de ensino-aprendizagem de literatura. Este estudo tem como compreensão a necessidade de incentivar a releitura de contos de fadas, pois temáticas censuradas em determinados contextos permanecem atuais, estabelecendo interlocuções com problemáticas contemporâneas. Cabe, portanto, em diálogo com práticas de Letramento Literário, contribuir para a apuração da criticidade dos alunos, suscitando reflexões sociais e (inter)pessoais no processo de ensino-aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: letramento literário, contos de fadas, censura.
REFERÊNCIAS: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7. ed. revista e atualizada. São Paulo: Moderna, 2000. COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: mitos - mitos - arquétipo. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 2012. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2021. GARCIA, André Luiz Ming. O que é (ou o que pode ser) ensino-aprendizagem de literatura infantil. Curitiba: Crv, 2021. GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: ______. O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1990. LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Unesp, 2018. PETIT, Michèle. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Tradução: Julia Vidile. São Paulo: Editora 34, 2019. ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Global, 2019.