Rememorar fronteiras, limiares e corpos: uma análise sobre a autoria negra na Literatura Portuguesa contemporânea
PÔSTER - XVIII Encontro ABRALIC
Danila da Silva Gonzaga
ORIENTAÇÃO: Roberta Guimarães Franco
RESUMOS: Esta proposta é parte do projeto de iniciação científica “Outros corpos, outras memórias: escritores negros na literatura portuguesa contemporânea”, sob a orientação da Profa. Dra. Roberta Guimarães Franco (FALE-UFMG) no âmbito do projeto “O cotidiano como memória coletiva: perspectivas do micro nas narrativas de língua portuguesa”. A pesquisa propõe-se a ler os desdobramentos da memória e de corpos-sujeitos em três romances de autores angolanos contemporâneos em um contexto diaspórico. As obras selecionadas são “Esse cabelo” (2015), de Djaimilia Pereira de Almeida, “Também os brancos sabem dançar” (2017) de Kalaf Epalanga e “Essa dama bate bué” (2018), de Yara Monteiro. Os três compartilham a mesma questão biográfica: nascidos em Angola e, atualmente, vivem e escrevem a partir de Portugal. A questão memorialística de um passado em Angola ainda colonial, atravessando o pós-independência e o período de guerra civil é contada por meio de narrativas plurais que reverberam na contemporaneidade e que convergem para dois lugares comuns: assombramento e rememoração. Sendo assim, formula-se uma pesquisa qualitativa, explicativa e exploratória que busca investigar como estes processos se inscrevem nessa Literatura, por meio de uma análise crítica e comparativa literária partindo, dentre outros teóricos, dos estudos sobre a outremização de Morrison (2017), reminiscência e rememoração em Benjamin (1985), analisando como se constroem, dentro dos romances, as personagens negras, como são rememoradas e historicamente posicionadas e a poética do corpo negro escritor - uma vez que muitos temas apresentados nos romances são figurações íntimas da vida dos autores com um passado colonial e com independências custosas. Com efeito, percebe-se que as três obras possuem correlações temáticas a respeito da memória, processos migratórios e construção de identidade, objetos muito caros para pensarmos o lugar dessas produções entre dois espaços de língua portuguesa - Angola e Portugal.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura Portuguesa contemporânea; Escritores negros; Migração
REFERÊNCIAS: ALMEIDA, Djaimilia Pereira de. Esse cabelo: a tragicomédia de um cabelo crespo que cruza fronteiras. Rio de Janeiro: Leya, 2017. DI CESARE, Donatella. Estrangeiros residentes: uma filosofia da migração. Tradução: Cézar Tridapalli. Belo Horizonte: Ed. Âyiné, 2020. EPALANGA, Kalaf. Também os brancos sabem dançar. São Paulo: Todavia, 2018. FRANCO, Roberta Guimarães. Memórias em trânsito: deslocamentos distópicos em três romances pós-coloniais. São Paulo: Alameda, 2019. HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução: Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. MORRISON, Toni. A origem dos outros: seis ensaios sobre racismo e literatura. Tradução: Fernanda Abreu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.