Mediação de escrita através de oficinas literárias de Escrita Criativa na Educação Básica

PÔSTER - XVII Congresso Internacional ABRALIC

Bruna Raísa Dandi Cardoso

ORIENTAÇÃO: Adauto Locatelli Taufer

RESUMOS: A pesquisa, integrante do projeto Investigação sobre Práticas de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, pretende observar o aluno nos seus papéis de escritor e de leitor, por meio de oficinas literárias de Escrita Criativa, com base na dissertação de Siqueira (2016). Para mobilizar outras possibilidades de escrita, será proposta uma atividade de produção de contos – narrativa breve, com poucos personagens e, geralmente, com apenas um conflito – para os alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública federal. As produções dos alunos serão lidas em voz alta para a turma – dentro de uma proposta de leitura compartilhada, como proposto por Rouxel (2013) – e debatidas entre os colegas dentro de uma comunidade colaborativa. A partir das sugestões dos colegas, será proposta a reescrita dos contos levando em conta os apontamentos gerados e a discussão realizada. Os dados partirão da análise e da comparação dos contos produzidos pelos discentes, tanto nas suas versões preliminares quanto nas reescritas. O objetivo dessa atividade é perceber o aluno como um autor em formação e, ao mesmo tempo, buscar entendê-lo como um participante do processo de geração de sentido do texto, distanciando-o, ainda mais, do papel exclusivo de receptor de conteúdo. A pesquisa teve início em abril de 2021, então, por enquanto, ela apenas se mantém em seus aspectos teóricos pela impossibilidade da aplicação prática em sala de aula devido às restrições ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Entretanto, a expectativa com essa proposta é entender o impacto da oficina, assim como, das contribuições da comunidade colaborativa no processo de escrita de textos literários.

PALAVRAS-CHAVE: Escrita Criativa; produção de contos; Educação Básica.

REFERÊNCIAS: SIQUEIRA, Y. P. B. Oficina literária de escrita criativa. Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Sodré. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Curso de Letras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. ROUXEL, A. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In. DALVI, M. A.; RESENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.