O papel do mediador em um grupo de leitura literária em voz alta: estratégias de mediação voltadas à formação de leitores

PÔSTER - XVII Congresso Internacional ABRALIC

Luiza Amaral Rockenbach

ORIENTAÇÃO: Profa. Dra. Daniela Favero Netto

RESUMOS: A mediação de leitura literária em voz alta, em grupo, pode contribuir para promover o incentivo à leitura e à manutenção desse hábito, uma vez que se trata de um espaço apropriado para o diálogo de ideias a respeito de literatura, sem quaisquer cobranças de ordem teórica. A presença do mediador é compreendida, neste trabalho, como propulsora da caminhada literária, pois o mediador é o “promotor da relação leitor - objeto - leitura” (MUNIZ e OLIVEIRA, 2014). Nesse sentido, a pesquisa objetiva investigar as implicações do papel do mediador no processo de formação de leitores. O estudo está entrecortado pela experiência de mediação em uma ação de extensão, realizada em plataforma virtual no ano de 2020: o grupo de leitura em voz alta, do qual participaram estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas de Porto Alegre e da Região Metropolitana, para leitura da obra Senhor das Moscas, de Golding. Os dados foram gerados a partir de aplicação de questionário e de observação participante, com registros em diários de campo (GIL, 2008; MINAYO, 2002). Analisaram-se as estratégias de mediação utilizadas, bem como o papel dos mediadores no grupo de leitura. As estratégias identificadas foram classificadas da seguinte maneira: a) organização do fluxo de ideias; b) perguntas direcionadas; c) explicação de conceitos; d) valoração dos comentários dos participantes. Compreendendo a necessidade de pensar metodologias alternativas de ensino de literatura em sala de aula ou em espaços criados para leitura, observou-se, no estudo, que essas diferentes estratégias de mediação identificadas se mostraram pertinentes para instigar a criatividade, o pensamento crítico dos leitores e seu interesse na leitura.

PALAVRAS-CHAVE: leitura em voz alta; papel do mediador de leitura; formação de leitores.

REFERÊNCIAS: GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2008. MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. MUNIZ, Dinéa Maria Sobral; OLIVEIRA, Jeovana Alves de Lima. Mediadores sociais de leitura: pontes para experiência literária. PontodeAcesso, Salvador, v. 8, n. 2, p. 43-60, ago, 2014.