Personagem, conflito e situação crítica na perspectiva autoral

MINICURSO

Ministrante: Luiz Antonio de Assis Brasil (PUCRS), Adauto Locatteli Taufer (UFRGS)
Carga horária: 2 aulas de 2 horas-aula cada.
Datas: 24 e 25 de agosto, das 14h30 às 16h30

Resumo: Os estudos literários visam, via de regra, construir teoria ou aplicá-la em textos dotados de literariedade. Nosso propósito, porém, será tratar dos aspectos teóricos anunciados no título tendo como ponto de partida a perspectiva de quem escreve. Os três conteúdos contemplam temas primordiais da narrativa de ficção, procurando descrever como ocorre o processo e, ao mesmo tempo, oferecer sugestões de como operacionalizá-los no texto narrativo. Os objetivos primordiais contemplam a instrumentalização do ficcionista a entender como se desenvolve o seu processo criativo no plano da personagem, do conflito e da situação crítica e, por outro lado, habilitar o professor a realizar a exegese do texto narrativo a partir da ótica autora; este segundo objetivo poderá ser útil em sala de aula. O curso se justifica: praticamente inexistem, em nosso País, reflexões sobre o processo interior do ficcionista no que toca à construção da personagem, do conflito e da situação crítica.

CONTEÚDO

Aula 1:
A personagem como motor da ficção
A personagem e sua questão essencial
A personagem e o conflito da história

Aula 2:
O conflito versus situação crítica
A situação crítica como desencadeador do interesse pela história
O enredo como derivado da interação da questão essencial da personagem com a situação crítica.

Bibliografia principal:

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. Escrever ficção [colaborador: Luís Roberto Amabile]. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e castigo. [Várias edições e traduções]

FLAUBERT, Gustave. Mme. Bovary. [Várias edições e traduções]

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela [Várias edições]

SHAKESPEARE, William. Hamlet. [Várias edições e traduções]

Minibio: Luiz Antonio de Assis Brasil - ficcionista e professor, com 21 romances publicados. Doutor em Linguística e Letras. É publicado no Brasil, Portugal, Espanha, Alemanha, Japão e França. Ministrante há 36 da Oficina de Criação Literária da PUC-RS, a mais antiga em funcionamento ininterrupto no ambiente acadêmico no Brasil, e que deu origem à Área de Escrita Criativa do PPGL da PUC-RS. Professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Escrita Criativa da mesma universidade. Distinguish Brazilian Writer in Residence na Berkeley University, Catedrático Convidado na Brown University e na Universidade dos Açores. Autor de Escrever ficção: um manual de Criação Literária - ora em terceira tiragem - colaboração de Luís Roberto Amabile [Cia das Letras, 2019]. Prêmios: Prêmio Literário Nacional [Instituto Nacional do Livro] Jabuti, Portugal Telecom [hoje Oceanos], Prêmio Machado de Assis.