Formas de comparatismo na recepção moderna de Homero

MINICURSO

Ministrante: Christian Werner (USP)
Carga horária: 6h/a
Datas: 23, 24, 25 e 26 de agosto, das 8h às 9:30.

Resumo do minicurso: O objetivo principal deste curso é a discussão de práticas de comparatismo por meio de quatro exemplos da recepção moderna das epopeias de Homero: Laocoonte, de G. E. Lessing; a chamada "teoria oral", desenvolvida por M. Parry e A. B. Lord; "A cicatriz de Ulisses", de E. Auerbach; e Primeiras estórias, de J. G. Rosa.

Com efeito, Singer of tales, de A. B. Lord (a tradução da monografia está no prelo pela Editora UFPR), e Mimesis, de E. Auerbach, tornaram-se dois clássicos das primeiras décadas de desenvolvimento dos estudos de comparação no século XX. Já em Laocoonte, uma proposta de contrapor poesia e pintura, Lessing faz uso de Homero e de sua recepção antiga para construir argumentos que têm dialogado de forma frutífera com desenvolvimentos recentes da teoria literária cognitiva. Por fim, "Famigerado" e "Fatalidade", dois contos de Primeiras Estórias, adaptam episódios emblemáticos dos dois poemas homéricos, respectivamente, o cegamento de Polifemo na Odisseia e o duelo entre Aquiles e Heitor na Ilíada. Todos esses textos, embora sejam significativos, de formas diversas, como propostas de reflexão sobre a épica homérica, são antes de tudo tentativas historicamente condicionadas de seus autores falarem do presente de seus receptores e a eles por meio do engajamento crítico e criativo com um texto antigo.

No caso do Laocoonte, pretende-se focar nas consequências da oposição entre narrativa e descrição e em como as conclusões de Lessing, por intermédio da noção antiga da enargeia ("vivacidade pictórica"), dialogam com a aplicação da teoria enativa da cognição nos estudos literários. A chamada "teoria oral" de Parry-Lord será abordada por meio da metodologia comparativa proposta pelos dois pesquisadores e de suas ligações com o debate acerca da relação entre tradição e recepção. Quanto ao influente capítulo de Auerbach, sua contextualização histórica no desenvolvimento da ideologia nazista e a proposta de contraste entre Homero e o Velho Testamento serão as balizas principais para se revisitar as conclusões de que o estilo homérico se restringe ao primeiro plano, no limite, funcionando como um narcótico. Por fim, a partir dos usos das tradições clássicas em Primeiras estórias e da recepção da matriz épica em Grande sertão: veredas, vai-se indagar por que e como "Fatalidade" e "Famigerado" remetem a Homero.

Bibliografia:

AUERBACH, E. Mimesis. A representação da realidade na literatura ocidental. Edição revista e aumentada. São Paulo: Perspectiva, 2021.[um arquivo com textos introdutórios; no outro, 'Cicatriz'+'Epilegômenos']

HOMERO. Ilíada. Tradução e introdução: C. Werner. São Paulo: SESI-SP / Ubu, 2018. ["Escudo de Aquiles"]

―. Odisseia. Tradução e introdução: C. Werner. Apresentação: R. Martin. São Paulo: Ubu, 2018.[Episódio da cicatriz de Odisseu]

GUINSBURG, J.; KOUDELA, I. D. Lessing: obras (crítica e criação). São Paulo: Perspectiva, 2016. [textos introdutórios+Laoc.:prefácio e capítulos 1+14-19+notas]

ROSA, J. G. Primeiras estórias. 3ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio. ["Famigerado"; "Fatalidade"]

Minibigrafia do autor:

Christian Werner é professor de Língua e Literatura Grega na Universidade de São Paulo desde 2002. Autor da monografia Memórias da Guerra de Troia: a performance do passado épico na "Odisseia" de Homero (Coimbra/São Paulo, 2018) e de traduções da Odisseia (São Paulo, 2014; 2a ed. 2018) e da Ilíada (São Paulo, 2018), bem como dos dois principais poemas atribuídos a Hesíodo, a Teogonia (São Paulo, 2013) e Trabalhos e dias (São Paulo, 2013). Defendeu sua tese de livre-docência sobre a tradição épica arcaica grega em 2012 e desde esse ano é bolsista de produtividade do CNPq. É líder do grupo de pesquisa "Gêneros poéticos na Grécia antiga: tradição e contexto" (CNPq/USP) e pesquisador dos grupos "Estudos sobre o Teatro Antigo" (CNPq/USP) e "Democracia: discursos gregos, desafios atuais" (CNPq/USP). Licenciado em Letras (Português e Grego) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), é mestre e doutor em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (respectivamente, 1999 e 2004). Realizou estágio de pós-doutorado na Freie Universität Berlin (2009-10 e 2020-21) e na Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg (2014). Tem publicado e orientado trabalhos sobre a literatura grega arcaica e clássica (sobretudo Homero, Hesíodo, Píndaro e Eurípides) e a recepção antiga e moderna de Homero, sobretudo em Guimarães Rosa.