Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
A MEDIAÇÃO DE LEITURA DE LIVROS DE IMAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II: REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DIDÁTICA A PARTIR DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
SHEILA BISCHOFF ROCHA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL), MARÍLIA FORGEARINI NUNES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)
Ler é ação que não se restringe à interação sensível com a linguagem verbal, ela está presente em diferentes situações envolvendo diferentes linguagens (MANGUEL, 1997). Tal compreensão, aliada ao crescente número de livros ilustrados publicados no país e à valorização dessas obras por meio de estudos que demonstram a importância das ilustrações no fomento à formação de leitores (RAMOS, 2020) - reforçando a importância do desenvolvimento de leitores de imagens -, são argumentos que balizaram a revisão bibliográfica que este estudo apresenta. Trata-se de revisão bibliográfica realizada com objetivo de buscar publicações sobre a importância das narrativas de imagem na formação do leitor literário no Ensino Fundamental II e sobre a mediação de leitura de narrativas de imagem voltadas ao público juvenil. A busca aconteceu em quatro bases de dados: ScIELO BRASIL, portal de periódicos da CAPES, BDTD e LUME/UFRGS, considerando o recorte temporal entre 2016 e 2022 e os indexadores: livro de imagem, mediação de leitura livro imagem, livro de imagem ensino fundamental, livro de imagem ensino fundamental II, narrativa de imagem, mediação de leitura narrativa de imagem, narrativa de imagem ensino fundamental I, narrativa de imagem ensino fundamental II. Realizou-se a leitura atenta dos estudos encontrados considerando o tema e os objetivos estabelecidos verificando a proximidade com o foco: ensino da leitura de imagem associada ao texto literário no EFII. Essa leitura identificou aspectos teóricos e práticos que podem auxiliar ou embasar teórica e/ou metodologicamente os profissionais para valerem-se das narrativas de imagem para a formação do leitor literário no EF II. Essa revisão bibliográfica, além de reunir estudos voltados a esse nível de ensino, identificou aqueles que apontam aspectos relevantes à leitura de imagem e à mediação dessa modalidade de livro literário nesta etapa da Educação Básica.
Palavras-chave: livro de imagem; mediação de leitura; formação do leitor literário; Ensino Fundamental II
VOLTAR