O trabalho propõe uma reflexão sobre alguns vetores da arte contemporânea, tomando como ponto de partida a exposição “Círculo mágico”, da artista brasileira Rosângela Rennó. Intermidialidade, articulação entre palavra e imagem, reconfigurações do espaço do museu e utilização de materiais pré-existentes, provenientes do patrimônio artístico e cultural, são alguns desses vetores. A exposição, de 2104, faz parte do Projeto Respiração que, desde 2004, convida artistas a fazerem intervenções na casa museu Eva Klabin. Rosângela Rennó escolhe dezesseis objetos entre as duas mil peças que compõem a coleção. Desloca esses objetos de lugar, criando novas vizinhanças, e lhes dá voz. A partir de um dispositivo sonoro-luminoso, acionado quando o observador se aproxima, os objetos “falam”, em primeira pessoa, evocando suas memórias e comentando sobre seus lugares na coleção. Como observa Anne Cauquelin, na arte contemporânea, o savoir-faire manual é preterido em prol de um saber-escolher do artista, cuja atividade se reduz a deslocar objetos, mudando-o de lugar e de temporalidade. O artista não fabrica mais um objeto, mas lhe acrescenta algo, um coeficiente de arte. Tal acréscimo, lembra Cauquelin, pode vir de uma nova montagem, mas também de um aporte verbal. Rennó faz as duas coisas. Ao dar voz a objetos mudos, a artista se aproxima da tradição da ekphrasis, que, em tempos de intermidialidade, pode ter seu campo de atuação ampliado. Problematiza-se, assim, a distinção feita por Lessing, entre a pintura, arte do espaço, e a narrativa, arte do tempo. Trata-se, em última instância, de pensar uma reconfiguração contemporânea do museu que, como apontam autores como Hans Belting e Nicolas Bourriaud, tende a se desespacializar e a se temporalizar, apresentando-se como duração a ser atravessada.
Palavras-chave: Arte contemporânea. Palavra e imagem. Rosângela Rennó. Museu.