O Processo, de Franz Kafka, é uma obra que apresenta o Estado sob a imagem da inconstitucionalidade, uma vez que o indivíduo, Joseph K., vê-se inserido em uma situação a qual se configura como um rompimento brusco do seu cotidiano, fato este que não é justificado em nenhum momento pelas esferas jurídicas. Desse modo, nota-se a ação arbitrária do Estado referente ao cidadão que, sem ter conhecimento do seu delito, é inserido em um processo que ele mesmo desconhece na sua integralidade, mas que lhe é imposto pelas vias legais. O que se evidência, na referida obra, é a força coercitiva que o Estado detém e que, conforme o seu desejo ou finalidade, aplica-a independente de quaisquer outras justificativas. Kafka, desse modo, explicita a contradição entre aquilo que o Estado deveria ser, ou seja, o elemento regente democrático, que elabora, aplica e segue as leis, e aquilo que ele é de fato, a saber, uma instituição que age conforme a sua lógica própria, o que muitas vezes subverte os códigos por ele estabelecidos. Nietzsche corrobora com tal visão sobre o Estado. Em Assim falava Zaratustra, o filósofo alemão expõe a sua concepção sobre o Estado como uma instituição que visa à conquista e manutenção do seu poder, mesmo que isso signifique sacrificar um, ou alguns, dos seus cidadãos. Este trabalho visa, desse modo, estabelecer uma leitura nietzschiana do romance O Processo, mais precisamente no que se refere à questão do Estado e como este atua sobre o sujeito, uma vez que todo aquele que se sente oprimido ou desamparado pelo Estado, pode ser considerado como um Joseph K., o que acaba por inserir a referida obra nos debates literário-filosóficos da contemporaneidade.