O objetivo principal deste estudo é apresentar a literatura fantástica a partir de sua condição de entrelugar, compreendendo ainda que o leitor tem fundamental relevância para a configuração e manutenção do gênero. Como objetivo secundário, é apresentado um panorama das perspectivas teóricas mais relevantes em relação ao fantástico, além de serem expostas algumas reflexões iniciais quanto à articulação desse gênero com a filosofia, sobretudo no que se refere aos tópicos ceticismo, dúvida e ambiguidade, uma vez que o fantástico, segundo Todorov, realiza-se na manutenção do efeito de fantástico, o qual se dá por meio da hesitação, da postura, comum a personagem e leitor (dupla hesitação), de suspensão de juízo frente à incerteza. Para isso, parte-se do conceito de entrelugar desenvolvido por Bhabha em “O local da cultura” (1998): um espaço de articulação de diferenças, plural e fragmentado, marcado por descentramento e heterogeneidade, capaz de comportar até o contraditório, e percebido, portanto, como um ambiente caracterizado por uma inerente duplicidade. Com base nisso, observa-se e analisa-se os aspectos distintivos do leitor desse tipo de narrativa, reconhecendo-se seu papel na construção do gênero e na manutenção do caráter aberto da obra (na perspectiva de Umberto Eco), como em uma coautoria cuja marca registrada é a hesitação. Sendo assim, o fantástico é visto como um gênero de exaltação da duplicidade, o que também é observado e analisado na condição de localização dele entre dois outros (o estranho e o maravilhoso), sendo ele definido a partir desses outros dois gêneros. Desse modo, a narrativa fantástica torna-se uma manifestação do fenômeno do duplo, na compreensão de Freud (“O estranho”, 1919), segundo a qual o “eu” articula-se ao “outro”, e não a si mesmo. O duplo, nessa mesma concepção, é marcado pela incerteza frente ao real e ao imaginário; isso em muito se relaciona ao fantástico, articulando a incerteza e a dialética razão-imaginação em um só ser.
Palavras-chave: literatura fantástica, entrelugar, leitor