Neste trabalho de investigação, que faz parte de minha pesquisa de doutorado na Universidade de São Paulo, apresento uma leitura da interdiscursividade presente no romance O vento assobiando nas gruas, da escritora portuguesa Lídia Jorge. A obra é povoada de vozes que interagem, de modo especial fomentando e baseando o discurso da protagonista da obra, Milene Leandro, que possui grande dificuldade de elaborar um processo enunciativo coerente com a realidade ou com o que deseja veicular discursivamente. Sendo O vento assobiando nas gruas um dos últimos romances de Lídia Jorge, mo qual, mais uma vez, seu olhar se volta às personagens marginais, nesta obra ela elege uma garota de quase 30 anos, com um atraso mental diagnosticado como oligrofenia , que a impede de falar, especialmente quando se sente intimidada. Existe uma ânsia por parte da personagem em contar a sua história e desenvolver um diálogo coerente com as pessoas com quem convive, no entanto, apesar de possuir o conteúdo do que deseja veicular, sua objetivação exterior torna-se ininteligível a seu interlocutor. Trata-se, portanto, de mais um romance da escritora portuguesa que abora a temática da "diferença", da veiculação de diferentes possibilidades de pontos de vista sobre o mesmo acontecimento, não descentrados e não hegemônicos. Milene, ao fim, só conseguirá se comunicar com a família Mata, os africanos da "terceira vaga". É apenas na inter-relação entre seu discurso e os deles que ela vai encontrar respostas para preencher as lacunas de sua fala diferente e tensa, e é com eles que se sentirá à vontade para compreender seu próprio mundo e buscar transformá-lo em palavras acessíveis aos que a rodeiam.