Com o objetivo de pensar certas questões presentes na literatura brasileira contemporânea, mais especificamente na obra do escritor gaúcho Amilcar Bettega Barbosa, desenvolveremos uma análise do livro Os Lados do Círculo (Bettega, 2004), para isso partiremos de algumas reflexões desenvolvidas por Lucia Helena em Ficções do Desassossego (Helena, 2010), no qual a professora e pesquisadora desenvolve o conceito presente no título do livro. Acreditamos ser possível detectar a presença de alguns elementos que caracterizam o desassossego no panorama atual da literatura, como a abertura de novos horizontes formais, temáticos, conceituais e éticos. Tanto no Brasil como espalhados pelo mundo a ocorrência de uma ficção em crise (não de crise, que fique claro) tem sido bastante comum e está presente em obras diversas, como na do premiado autor sul-africano J. M. Coetzee, e do austríaco Thomas Bernhard, por exemplo. O termo em crise é entendido por nós aqui não como uma ficção com qualquer tipo de dificuldade em seu desenvolvimento, não uma crise nas bases estruturais da ficção mas sim como algo que reflete a crise do próprio mundo, do homem que compõe esse mundo, do próprio papel do escritor e da ficção no mundo fluido, disperso e cada dia mais inconsistente (para ficarmos na linha da metáfora da liquidez). Na identificação desse estado de crise do mundo contemporâneo usaremos autores que se debruçam sobre a globalização, como Zigmunt Bauman (1999 e 2000) e Milton Santos (2001) e para o papel da literatura hoje nos fundamentaremos em Antoine Compagnon (2009) e Antonio Candido (2002). Refletir sobre a crise do mundo por meio de ficções que são elas mesmas construídas com base nessa noção de crise nos parece sintomático, pois não apenas o mundo passa por intensos dilemas mas a própria arte (e a literatura) está em busca de caminhos que a auxiliem a se encaixar nesse mundo. As ficções do desassossego são feitas no e pelo desassossego, eles refletem o homem em crise, seja o homem personagem dessas narrativas, seja o homem-autor, que compõe essas mesmas narrativas. Os três autores que nos propomos estudar trazem fortemente essas marcas das ficções do desassossego, tanto no plano estrutural (dois parágrafos imensos em Extinção, de Bernhard), os três níveis narrativos de Diário de um ano ruim, de Coetzee ou a estrutura circular e reflexiva de Os Lados do Círculo, de Bettega quanto no plano do conteúdo, com histórias que mostram o desespero humano, a falta de perspectivas, o vazio e a solidão do mundo líquido em que estamos imersos.
Palavras-chave: LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, AMILCAR BETTEGA BARBOSA, FICÇÃO, DESASSOSSEGO, J.M.COETZEE E THOMAS BERNHARD