Esta comunicação faz um estudo sobre as marcas pós-modernas do romance de autoria feminina no início do século XXI, com destaque para "Vozes do deserto" (2004), de Nélida Piñon. Por ser uma paródia da narrativa árabe "Mil e uma noites", a obra de Piñon traz referências ao processo narrativo, ao mesmo tempo em que descreve a luta da protagonista, Scherezade por liberdade. Com tal empreitada, essa narradora explora a irreverência e a criatividade como armas contra a violência patriarcal. Alinhando uma revisão paródica à luta pelos direitos da mulher, essa obra descreve a violência contra as mulheres, que eram sacrificadas após a primeira noite de núpcias com o Califa. Tal tragédia era uma forma de vingança que esse soberano impôs às jovens do califado, após descobrir que fora traído pela esposa. Por ser metaficcional, a obra de Piñon trata da sua própria condição de arte, ao retomar o enredo da narrativa árabe, transportando Scherezade para as páginas de um romance atual. Nesse caso, a recepção é paródica por brincar com o enredo clássico e adaptá-lo à luta das mulheres contra a cultura machista. No primeiro momento, vamos eleger algumas características da narrativa pós-moderna conforme as abordagens de Umberto Eco (2003) e Eduardo Coutinho (2005) e, no segundo, analisaremos como tais peculiaridades se manifestam no texto de Piñon. Na sequência, enumeramos alguns aspectos do texto paródico como a metanarratividade e o deslocamento das identidades em jogo. Além disso, abrimos espaço para a reflexão sobre as relações intertextuais e interculturais entre a narrativa atual e o imaginário clássico. No caso do texto de Nélida Piñon, tal recurso fica mais visível, por se tratar de paródias anunciadas, que carregam a intencionalidade, que tanto pode dar continuidade, quanto ser subversiva (CARVALHAL, 2010, p. 54). Nesse romance, a subversão é exposta nas estratégias feministas usadas pela protagonista para libertar as mulheres da punição do Califa. Tal interpretação é possível quando incluímos a série cultural como parte dos intertextos que uma obra carrega, já que a intertextualidade nos convida também a expandir o estudo da relação entre texto e história, valorizando aspectos ideológicos que os arquivos literários registram, seja “aleatória ou consentida, uma vaga lembrança, ou mesmo homenagem explícita, ou, ainda, submissão a um modelo, subversão do cânone ou inspiração voluntária” (SAMOYAULT, 2008, p. 10).
Palavras-chave: RECEPÇÃO, AUTORIA FEMININA, PARÓDIA, VIOLÊNCIA DE GÊNERO