O patrimônio cultural é o conjunto de bens simbólicos relacionáveis a um ideal de povo e de identidade cultural, capazes de dar sentido a um agrupamento humano como comunidade. Os elementos formadores de uma comunidade e de seu patrimônio cultural estariam, dessa forma, ligados com a maneira como essa comunidade imagina a si mesma. As comunidades se definem como imaginadas pelo caráter narrativo das mesmas, onde os sentidos de unidade da nação são construídos a partir de uma narrativa fundacional, de uma ideia de características partilhadas, eleitas enquanto tipificação do ideal de povo. Apesar da unidade básica da nação ser o povo, ele não seria, necessariamente, a junção de todos os indivíduos, mas sim um tipo específico cuja definição passaria por uma curadoria. A mudança na maneira como a comunidade imagina a si mesma e o seu ideal de povo reflete, portanto, na eleição dos elementos que farão parte de seu patrimônio cultural. O presente trabalho pretende lançar reflexões preliminares a respeito das diásporas contemporâneas que marcam os territórios e sobre a forma como os grupos sociais se rearranjam culturalmente nestes novos espaços. Os deslocamentos e a relação com os novos espaços parecem apontar para um sistema complexo e capaz de abarcar diversas experiências humanas. Com a velocidade do mundo contemporâneo e os efeitos do transnacionalismo, onde os fluxos e as colaborações entre nações são intensas, poderiam ser identificadas alterações na formação das comunidades imaginadas e dos seus patrimônios culturais oriundas destes deslocamentos. Estima-se que cerca de 120 milhões de pessoas vivam fora de seus países de nascimento. Estes números revelam um momento contemporâneo marcado pelas diásporas da era da globalização, pela migração internacional, pelas cidades globais, pelo cosmopolitanismo, capazes de gerar identidades sociais desterritorializadas. Devido a essas novas formações culturais resultantes das multiterritorialidades houve, por exemplo, um crescimento no número de patrimônios multinacionais reconhecidos pela UNESCO, que engloba patrimônios compartilhados por diferentes nações, como as tradições orais galego-portuguesas. As relações entre os fluxos contemporâneos e os novos adventos, como o transnacionalismo e o pluriculturalismo, parecem apresentar efeitos significativos no imaginário cultural e no patrimônio histórico dos países, produzindo novas comunidades cada vez mais descentralizadas e multiculturais. A proposta do trabalho encontra-se, portanto, em problematizar de que forma os processos migratórios podem aparecer como constitutivos de significados culturais, e como a complexidade das formações culturais provenientes das diásporas contemporâneas se relaciona com os espaços de forma criativa, produzindo comunidades e cidades.
Palavras-chave: COMUNIDADES IMAGINADAS, IDENTIDADES, MULTITERRITORIALIDADES, PATRIMÔNIO CULTURAL