Este trabalho tem como tema a discussão sobre os princípios teóricos relacionados ao dialogismo e à polifonia, na perspectiva de Michail Bakhtin, a partir de uma leitura crítica da obra Memórias do Subsolo, de Fiodor Dostoiévski. Bakhtin, na obra Problemas da Poética em Dostoiévski, elabora toda uma teoria sobre a presença da polifonia no romance moderno, tomando como foco central a obra literária do autor russo, no que se incluem análises específicas sobre o livro Memórias do Subsolo. Utilizamos como método, neste ensaio crítico, a divisão do mesmo em duas partes, uma ficcional e a outra crítica. Ou seja, objetivando estudar in loco o discurso do Homem do Subsolo, aproximamo-nos literariamente do mesmo, introduzindo outros personagens, na tentativa de melhor analisar, através deles, o universo dialógico de Dostoiévski e as posições defendidas por Bakhtin, ele próprio transformado em personagem na primeira parte do trabalho.
Palavras-chave: DOSTOIÉVSKI, BAKHTIN, MEMÓRIAS DO SUB-SOLO