Propõe-se, neste trabalho, um estudo sobre as maneiras pelas quais o escritor Luiz Ruffato – em Eles eram muitos cavalos – desafia, reinventa e traz à luz da contemporaneidade diversas poéticas que compõem a tradição literária ocidental. Analisarei, em especial, as afinidades estéticas desta obra brasileira com as propostas da vanguarda futurista italiana. Em Vanguarda européia e modernismo brasileiro, Gilberto Mendonça Teles explana que a história da vanguarda futurista é confluída à vida de seu líder, Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944). A arte futurista propõe a celebração da modernidade por meio de formas de representação capazes de suscitar no público a sensação de dinamismo. Em Manifesto técnico da literatura futurista, Marinetti orienta o modo como um conjunto de recursos estéticos pode ser combinado para formar a linguagem dessa vanguarda. Sua ideia era a de apresentar ao mundo uma poética ancorada na “destruição” da sintaxe; na recusa à subjetividade convencional da literatura; na evocação ininterrupta de imagens; no uso de analogias; na criação da “imaginação sem fio” e das “palavras em liberdade”. Surge, então, uma arte voltada para a representação do culto à velocidade; do movimento das multidões; das imagens de propagandas; da exaltação da violência; da negação ao passadismo; dos ruídos provenientes das máquinas e das revoluções. As propostas do movimento futurista serviram de base para a origem das demais vanguardas europeias e continuam influenciando vigorosamente as produções literárias contemporâneas de diversas partes do mundo. Ao lermos Eles eram muitos cavalos (2001), coletânea de pequenas narrativas de Luiz Ruffato, podemos notar um possível diálogo entre a obra brasileira com a vanguarda italiana. Apresentando-se como uma literatura arquitetada sob uma poética fragmentada, rápida, imagística e multifacetada, Eles Eram Muitos Cavalos propõe inúmeras reflexões a respeito do cenário urbano e contemporâneo brasileiro. Por meio de “recortes” que representam diversas histórias de uma caótica metrópole, Ruffato põe em cena um mosaico desequilibrado e sujo, composto por crimes, desestrutura familiar, doença, crenças religiosas, consumismo, subempregos, vícios e tantas outras mazelas que permeiam essa sociedade moderna. Valendo-se de uma linguagem próxima à poética futurista, composta por palavras em liberdade em relação à ordem sintática e ao emprego formal de pontuação; bem como da utilização de recursos tipográficos e onomatopaicos; Ruffato propõe uma relação espaciotemporal que busca provocar no leitor uma sensação de dinamismo própria da cidade moderna. Não há na obra personagens protagonistas, sequência cronológica dos fatos narrados e nem um elemento narrativo que ligue um episódio ao outro e os enlace em um único enredo. O romance é constituído por cenas breves de diversas vidas anônimas imersas ao caos metropolitano brasileiro. Daí o título da narrativa, que extrai e dialoga com um poema do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Bem como no caso das personagens, do tempo e do enredo, não há uma linearidade no foco narrativo ao longo da obra. Há capítulos em que os episódios são narrados em 3ª pessoa, como se as histórias postas em cena fossem observadas por um fotógrafo, jornalista ou documentarista que assiste de sua janela as paisagens e os episódios desencadeados ao seu redor, registrando algumas situações sem interferir em nenhuma delas. Há, porém, enredos narrados pela perspectiva de personagens. E. para além das curtas narrativas contadas em 1ª ou 3ª pessoa, a obra é composta também pela “colagem” de diversos outros elementos / gêneros discursivos que não trazem enredos, mas marcas dos hábitos, do ambiente, do cotidiano e do imaginário urbano brasileiro: horóscopos, classificados de jornais, chat, noticiário, salmos, previsão de tempo, carta, santinhos de promessa, roteiro de teatro, etc. Para além de metaforizar ao cenário representado – marcado pela saturação de cartazes, panfletos e inúmeros outros tipos de pequenos anúncios –, o uso da colagem nessas narrativas possibilita a compreensão de mais uma referência à tradição moderna em meio à obra ruffatiana: vale lembrarmos que a vanguarda cubista (1905-1918) foi pioneira na proposição da representação ancorada no simultaneísmo, na pluralidade e na superposição de planos. Ao romper os princípios estéticos convencionais dos modos de representação literária, o recorte propicia um efeito de sentido descontínuo, fragmentário e multifacetado em meio à obra ruffatiana. Uma importante questão trabalhada em Eles eram muitos cavalos “é a visão transfigurada e remodelada pelo artista, capaz de dotar a realidade histórica de atributos que não os simplesmente exteriores” (DIMAS, 1986, p.7). É por meio de sua “poética de restos” (GINZBURG, 2012, p, 204) que a narração ruffatiana alcança a sua potência expressiva e promove reflexões acerca dos traumas que compõem o repertório do imaginário brasileiro. Vale destacar que a proposta deste trabalho é a de pensar o campo estético – objeto de estudo discutido – analogamente ao campo histórico e ético, por meio o apoio teórico de pensadores como Gilberto Mendonça Teles, Antonio Dimas, José Mendes Ferreira, Jaime Ginzburg, etc.
Palavras-chave: TRADIÇÕES LITERÁRIAS, LITERATURA CONTEMPORÂNEA, LITERATURA BRASILEIRA, LUIZ RUFFATO