NOTÍCIAS

Exibindo de 101 a 110, de um total de 277 registros

  • EPIDEMIA, CIÊNCIA E POLÍTICA NA “HISTÓRIA” DE TUCÍDIDES

    Hoje divulgamos o episódio #9: Epidemia, Ciência e Política na “História” de Tucídides, do podcast ISSO NÃO É GREGO, mantido por André Malta, professor de língua e literatura grega na USP. No podcast, André trata da peste que arrasou Atenas a partir de 430 a.C., no meio da guerra contra Esparta.

    LEIA MAIS
  • Tempo de morangos ou tudo começou com um sim

    Em Tempo de morangos ou tudo começou com um sim, Cinara Ferreira e Gabriela Silva analisam as ressonâncias de A hora da estrela de Clarice Lispector na escrita de Caio Fernando Abreu, em especial no livro de contos Morangos mofados publicado em 1982. A partir da contextualização da obra nos anos 1960 e 1970 e de estudos sobre narratividade, como os de James Wood, Orhan Pamuk e Roland Barthes, são examinados aspectos da estrutura narrativa que conectam as duas obras numa perspectiva comparatista.

    LEIA MAIS
  • O QUE PODEM OS ESTUDOS LITERÁRIOS EM MEIO A UMA PANDEMIA?

    Neste depoimento, que se integra à participação da ABRALIC na Marcha Virtual pela Ciência, a professora e pesquisadora da UnB, Regina Dalcastagnè, sugere que a literatura pode ser uma forma de oferecer beleza, reflexão e dignidade à vida.

    LEIA MAIS
  • Edição: configuração, consolidação e institucionalização de um campo de estudos

    Nos últimos vinte anos, os estudos de edição cresceram no Brasil e em toda a América Latina. Já existiam antes, de maneira mais esparsa e menos organizada, mas nas últimas décadas foram se fortalecendo institucionalmente e tornando-se mais visíveis. Embora haja uma grande intersecção com os estudos literários, a edição demanda um olhar mais amplo e que atinja materialidades, catálogos, questões socioeconômicas, históricas e sociológicas, entre outras, ligadas à produção, à circulação e ao consumo do editado, seja ele literário ou não. Ana Elisa Ribeiro fala brevemente sobre as mudanças ocorridas nessa área, em nosso país.

    LEIA MAIS
  • Em defesa do conhecimento e da pesquisa em Humanidades

    Depoimento do professor titular de Literatura Comparada da UERJ, João Cezar de Castro Rocha, marca participação da ABRALIC na Marcha Virtual em Defesa Ciência, que mobilizou universidades e institutos de pesquisa de todo o Brasil no último dia 7 de maio. Essa é uma luta que prossegue e exige nossa inteira participação.

    LEIA MAIS
  • Ottmar Ette: Por uma filologia polilógica das literaturas do mundo

    Em Towards a polylogical Philology of the Literatures of the World, o professor Ottmar Ette, da Universidade de Potsdam, trata de temas de extrema importância e atualidade nos estudos de Literatura Comparada, como os deslocamentos e a migração, e nos traz novas perspectivas para a discussão da literatura mundial.

    LEIA MAIS
  • Vírus, um conto de Víctor Lemus, professor de Literaturas Hispânicas na UFRJ

    Vírus é um conto dinâmico composto por textos que permitem ao leitor visitar diferentes histórias curtas recheadas de delicadas ironias em torno de todos elementos de um contexto atualíssimo e dialogar com as impressões do seu próprio criador-personagem acerca de sua produção e de suas limitações.

    LEIA MAIS