Carta de agradecimento

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa, na sua profética e lúcida sensibilidade, nos aconselha sempre, ensinando o valor do trabalho e dos desafios pessoais ou profissionais enfrentados ao longo da vida e de nossos exercícios de estar no  mundo. 

O XVI Congresso  Internacional da ABRALIC, encerrado no dia 19/07/2019, carrega essa marca! Um desafio foi vencido: a Diretoria da ABRALIC, conjuntamente com seus associados, conseguiu oferecer à comunidade um evento de alto nível, com palestrantes renomados, vindos de diferentes partes do mundo, com diferentes temas de urgente expressão e reflexão acurada, desenhando assim, papéis de resistência poética e discursiva que, igualmente, se encontram na função da Literatura e suas manifestações.

Nosso propósito, nessa gestão da ABRALIC, se concentrou na relação entre crítica e criação, traduzida pelo uso do termo linguagem no seu sentido mais amplo: o uso da linguagem por grupos sociais e étnicos como vetores da literatura, a linguagem dos temas e dos discursos, a linguagem como sujeito literário, a linguagem como expressão de problemas centrais e idéias negociadas nas várias literaturas do mundo, e até mesmo em seu sentido metafórico, como "línguas" de estilos e formas. Como um código infinito, com constante necessidade de decodificação, o sistema internacional de sinais da literatura reproduz permanentemente o mito babélico da confusão das línguas, definindo novas tarefas para a humanidade multilíngüe que busca, incansavelmente, chegar a um acordo de convivência com a literatura e suas críticas.

É, portanto, com esse espírito - tecido e diálogo com as múltiplas identidades e textualidades da experiência sensível contemporânea – que agradecemos a todos e a cada um, individualmente, pela confiança nessa gestão, pela importante presença e contribuição.

Esperamos que os diálogos e interações entre os múltiplos sujeitos aqui trocados,  circulem e ganhem visibilidade nas reflexões, tramas e sentidos sempre revisitados na Literatura, pela Literatura e pelo espaço de trânsito plural que o homem percorre e dimensiona. Assim, “Tudo vale a pena” .....

Rogério da Silva Lima (UnB)
Presidente

Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha (UFU)
Vice-Presidente

Kelcilene Gracia Rodrigues (UFMS)
Primeira Secretária

Wilton Barroso Filho (UnB)
Segundo Secretário

Danglei de Castro Pereira (UnB)
Primeiro Tesoureiro

Anna Herron More (UnB)
Segundo Tesoureiro

 

Veja mais notícias