Prêmio ABRALIC Tânia Franco Carvalhal - José Luís Jobim

O Prof. Dr. José Luis Jobim, da Universidade Federal Fluminense, representa um dos grandes exemplos de luta e comprometimento com a Literatura, com os Estudos literários e, sobretudo, com os novos e sempre instigantes caminhos que essa ciência – igualmente dinâmica, criativa e arrojada na sua pluralidade – desenha em seu caminho de sentidos e textualidades renovados.

Pontuando um brevíssimo perfil do Prof. Dr. José Luis Jobim, trata-se de um intelectual inquieto e sensível, que interroga o conhecimento e a sensibilidade contemporâneas de uma forma extremamente cuidadosa, competente e criativa, dando vazão a inúmeras obras, publicadas aqui e no exterior; acompanhando ainda um enorme grupo de orientandos, em diversos níveis, que contribuem, cada um a seu tempo e com sua dimensão individual, para fortalecer os debates e reflexões advindas dos embates com a idéia, com a escritura e com o discurso imprimido pelas idéias sempre renovadoras de J. L. Jobim..

Tal fertilidade e empenho, dentre tantas outras ações igualmente significantes, lembram o seu envolvimento e generosidade para garantir à ABRALIC uma participação e presença em outras Associações internacionais de Literatura, construindo um histórico de importância e credibilidade às pesquisas e empreendimentos aqui delineados.Aliás, como editor da Revista de Literatura Comparada da ABRALIC, Jobim encara a dura tarefa, já em fase final, de indexar o periódico ao Scielo e outras referências, garantindo, portanto, maior visibilidade e respeito às produções de nossos associados e companheiros de reflexão

Outrossim, o Prof. participou, como jurado, do Prêmio Camões 2018, tendo, àquela época, já vislumbrado a indicação de C. Buarque como um dos grandes pilares de nossa literatura contemporânea..

Nesse sentido,  - e por tudo isso! - nós, profissionais do discurso, da cultura e da humanização da/pela escritura, imbuídos desse espírito de valorização e supremacia das atividades profissionais, participamos a todos - em nome da Diretoria da ABRALIC, gestão 2018/2019, do seu Conselho Consultivo e, sem dúvida, referendados pela comunidade de associados –a indicação do Prof. Jobim para receber o Prêmio ABRALIC Tânia Franco Carvalhal, cuja outorga, em cerimônia específica para esse fim,  realizar-se-à em Brasília, no dia 15/07/2019, às 17h00, em sessão solene de abertura do XVI Congresso Internacional ABRALIC.

 

Veja mais notícias