Comunicado da ABRALIC

O presidente da ABRALIC, prof. Rogério Lima, participou, nos dias 08 e 09 de maio, da mobilização #CiênciaOcupaBrasília, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em articulação com outras entidades científicas e acadêmicas nacionais, realizada no Congresso Nacional, em Brasília, contra os cortes em ciências, tecnologia e inovação.
 
No dia 8, um ato no Congresso Nacional marcou o lançamento da “Iniciativa de C&T no Parlamento – ICTP.br” em defesa da ciência brasileira, com a presença de entidades científicas, instituições de pesquisa e pesquisadores de todo o país.

A ICTP.br é coordenada pela SBPC junto à Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia. Trata-se de um movimento organizado da comunidade brasileira de ciência e tecnologia para atuação permanente junto aos parlamentares no Congresso Nacional e, também, em Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do País.

No dia 9 de maio ocorreu uma reunião entre o ministro Marcos Pontes, no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e os representantes da comunidade científica. Foram debatidos pontos prioritários para a garantia do desenvolvimento da ciência e tecnologia no país.

Essa foi uma reunião longa e produtiva, pois o ministro pôde ter um painel da diversidade das pesquisas realizadas no Brasil e da importância do financiamento à pesquisa e da manutenção das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O presidente Rogério Lima fez uma rápida intervenção, falando da importância da Associação Brasileira de Literatura Comparada e da área de Letras e Linguística para o país, com destaque para os enfrentamentos que a área tem feito de diversos temas e questões, ressaltando o caráter multidisciplinar da Literatura Comparada e a sua importância para o Ensino Brasileiro e para formação das futuras gerações de pesquisadores das diversas áreas que compõem as Humanidades.

 

Veja mais notícias