Nota da ABRALIC sobre recentes declarações do Ministro da Educação

A Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC – manifesta seu profundo desconforto e estranhamento pela recente declaração do Sr. Ministro da Educação, também professor, Abraham Weintrab, ao anunciar a retirada de recursos das faculdades de Filosofia e Sociologia para cursos "que geram retorno de fato". Não compreender a relevância de tais áreas e das Humanidades é, mais do que tudo, reduzir o verdadeiro papel da Educação, em um claro sinal de desconhecimento da importância das Ciências Humanas para a formação de um cidadão pleno, autônomo, crítico e esclarecido.

A ABRALIC compreende que é desrespeitoso ao cidadão adotar uma visão do conhecimento ignorando que as Humanidades são, também, fundamentais para a formação de profissionais das áreas de Enfermagem, Medicina e Engenharia, por exemplo. Ainda, a ABRALIC destaca que, em si, áreas como Sociologia, Filosofia, Linguagem e Literatura possuem relevância para a produção de conhecimento, para melhor compreensão de nossos passados e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

Portanto, as afirmações do ministro da Educação - ao contrário do que pretensamente se deseja ou se espera para os destinos de um país em pleno século XXI -  colocam o Brasil na direção oposta ao que se tem realizado nos centros mais avançados em pesquisa científica: o reconhecimento da Sociologia e da Filosofia, a compreensão das Humanidades como eixo fundamental de desenvolvimento. É desejoso, portanto, que o mesmo caminho do Japão (exemplo empregado pelo ministro para justificar suas afirmações) seja por fim tomado: o abandono tanto da visão limitada quanto da proposta infundada.

 

Rogério da Silva Lima (UnB)
Presidente

Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha (UFU)
Vice-Presidente

Kelcilene Gracia Rodrigues (UFMS)
Primeira Secretária

Wilton Barroso Filho (UnB)
Segundo Secretário

Danglei de Castro Pereira (UnB)
Primeiro Tesoureiro

Anna Herron More (UnB)
Segundo Tesoureiro

 

Veja mais notícias