Este trabalho é parte da pesquisa do projeto de dissertação desenvolvida no Programa de Mestrado em Comunicação, Linguagem e Cultura da Universidade da Amazônia - UNAMA. Nele, são descritas algumas experiências com o universo do adolescente, literatura e práticas interacionais de comunicação no ensino médio. O objetivo deste artigo é refletir, em que medida e de que forma, a mediação dos meios digitais podem contribuir para o ensino e aprendizagem de literatura do adolescente estudante de Goianésia do Pará (PA). Para tanto, com uma visão interdisciplinar, este estudo articula-se entre as categorias “Ensino de Literatura” – Regina Zilberman e Ezequiel Theodoro Silva, “Mediação” - Martín-Barbero (2009) e “Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC)” - Mark Warschauer (2006). A pesquisa final revelou um recorte interessante para análise, uma vez que os meios digitais motivam as práticas interacionais entre os adolescentes discentes e docentes no ensino de literatura no cenário do sudeste paraense.
Palavras-chave: Adolescentes; Meios Digitais; Literatura.