Neste trabalho, faz-se uma análise da poesia feita nas rodas de capoeira em As canções e histórias de um Capoeira (2007), de Ulisses Gomes da Silva, o Esquilo da ABADÁ-CAPOEIRA e estabelece relações identitárias com a cultura popular. Assim, essa poesia afro-brasileira contemporânea contribui no processo de construção da memória do povo afro-brasileiro, da reterritorialização e da própria cultura afrodescendente. Essas memórias são recriadas pelo Griot, poeta capoeirista, a fim de que seja reconstruída também a memória da poesia da Capoeira, de acordo com temática abordada em cada poesia, sobretudo, do ponto de vista estético, social e cultural. Revela, então, seus valores e costumes que contribuíram para própria história de resistência cultural afro-brasileira, ocorrida no continente americano. Para isso, há de se recorrer algumas leituras de alguns autores como Aleida Assmann, Stuart Hall, Jair Moura. Carlos Eugênio Líbano Soares, Frede Abreu, Paul Gilroy entre outros que contribuíram em revistas, periódico, cd, DVD, documentários entre outras mídias.
Palavras-chave: Memória da Capoeira, Literatura Afro-Brasileira, Identidade e Cultura, Capoeira, Ulisses Gomes da Silva.