A proposta desse trabalho é analisar produções de alunos do 9o ano de uma escola particular de Campinas/SP, apresentadas como resultado de um processo de avaliação que contempla leitura e produção de texto. As atividades de avaliação em questão foram produzidas a partir de leituras obrigatórias (contos de Machado de Assis) orientadas pelas professoras responsáveis pela disciplina de Língua Portuguesa e se configuram como uma alternativa que pretende encaminhar os alunos à produção autoral, rompendo com a configuração mais tradicional dos processos avaliativos escolares, porém, de modo a manter critérios importantes no que tange às habilidades de leitura e escrita. A partir das perspectivas do letramento e do uso de recursos tecnológicos, foram contemplados gêneros multimodais, de modo a incentivar os alunos a não só refletirem e se apropriarem dos conteúdos estudados e dos textos discutidos, mas, sobretudo, a exercitarem um processo autoral de recriação a partir dos textos lidos. Assim, minha proposta é analisar esse projeto, refletir sobre o processo de leitura literária desenvolvido na escola, bem como discutir o percurso desenvolvido pelos alunos, as produções apresentadas como resultado final e a efetividade desse processo de avaliação.