Este estudo tem como eixo de reflexão a relação entre dramaturgia, teatro e ensino, considerando as potencialidades pedagógicas do teatro musicado, em seu gênero revista, a partir da revitalização dos elementos básicos de sua estrutura e convenções. Assim, “De pernas para o ar” situa-se numa perspectiva pedagógica em que os sentidos do cômico, da paródia, dos elementos textuais, musicais e cênicos, da crítica social e da fixação no presente estabelecem um diálogo fértil entre o resgate de um gênero historicamente determinado, relegado pela crítica literária e teatral, e a necessidade de dinamizar a inserção do teatro no contexto pedagógico de nossas escolas e cursos de letras, articulando-os a uma concepção de arte e de sociedade em que se crie um espaço de experimentação e liberdade. Para tanto, explicita-se nessa abordagem, as origens, fórmulas e convenções do gênero, tomando-se como objeto analítico-interpretativo, o texto inédito Tudo Preto, de De Chocollat e direção musical de Pixinguinha, apresentado no Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades brasileiras, entre 1926 e 1927.
Palavras-chave: Contexto pedagógico. Teatro de revista. Tudo Preto.